Dentre as várias funções dos Recursos didáticos, destaco que eles permitem o melhor aproveitamento dos conteúdos, estimulando o aprendizado, a motivação e o interesse pelo conteúdo trabalhado. O bom uso pedagógico dos recursos dá incentivo para que o aluno se sinta seguro e perceba que ele é capaz de aprender, já que ele é estimulado a praticar aquilo que aprendeu. Eles se sentem satisfeitos por fazerem descobertas e serem capazes de estimular o seu potencial. Além de ajudar o professor a sempre aperfeiçoar a sua prática pedagógica.
Contribuições:
Alexsandra Pereira: É isso mesmo Anne, a primordial função dos recursos didáticos deve ser especialmente de estimular e possibilitar um processo de ensino-aprendizagem prazeroso, onde todos, tanto professores como alunos, sintam-se motivados a buscar novos conhecimentos e a dividi-los entre si. Só a partir daí poderá se estar desenvolvendo um processo cooperativo de aprendizagem, por meio do qual, todos saem ganhando.
Jeferson Josué: Boa tarde Anne, você coloca duas palavras importantíssimas em seu discurso que são motivação e interesse, pois acredito que despertando o interesse dos alunos teremos 50% de objetivo alcançado, que poderá resultar em motivação, pois quando têm-se indivíduos motivados teremos uma sociedade escolar determinada.
Por isso é importante escolher e definir bem que recurso didático é mais apropriado a ser desenvolvido em determinada aula, onde o recurso didático tem que complementar determinado conteúdo. Isso é importante dentro da relação ensino-aprendizagem.
Neuraci Silva: A escolha e o bom uso do recurso didático são primordiais para desenvolver o processo ensino-aprendizagem. Escolher o recurso adequado ao conteúdo trabalhado estimula a criatividade e a participação do aluno, pois realizar novas descobertas e absorver novos conhecimentos, levam o aluno a uma aprendizagem de qualidade e motivadora.
Outros comentários:
Alexsandra Pereira: Geralmente os recursos didáticos são todos os instrumentos que serão utilizados durante a explanação de uma aula. E esses mesmos recursos são sempre qualificados como auxiliares para o desenvolvimento das aulas. Porém, se eles fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, não devem ser vistos como simples auxílio ao trabalho do professor. Na realidade os mesmos são, com certeza, instrumentos capazes de proporcionar à situação de aprendizagem algo prazeroso e estimulador. Pois o mais importante é que eles estejam desempenhando a função de despertar nos envolvidos o interesse pela descoberta, ampliando assim, os horizontes do conhecimento. Dessa forma a aprendizagem torna-se significativa, evitando-se que as aulas apresentem-se como monótonas e desestimulantes.
Para tanto, os recursos didáticos devem ser utilizados de maneira adequada, mas para isso, os professores precisam estar preparados para o uso correto dos mesmos. Pois de nada adiantará estar se trabalhando com os mais modernos recursos didáticos se a forma de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem continuar refletindo uma prática pedagógica tradicional e sem resultados positivos.
Jeferson Josué: Quero expor neste momento algumas considerações sobre recursos didáticos, onde percebo ser instrumentos auxiliares que darão suporte de qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
Segundo se observa nas análises de Pavlov adequando imagem e palavra tem-se uma performance diretamente satisfatória no desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
Teóricos modernos afirmam que os recursos didáticos ativam a capacidade comunicatica e pedagógica. Há uma interação midiática: professor ↔ recursos didáticos ↔ aluno. Onde neste esquema quem sai ganhando é o conhecimento.
Então ao meu ver o que deve ser levado em consideração é a capacitação do corpo docente e outros, para o desenvolvimento das potencialidades didáticas que tais recursos didáticos têm a oferecer a sociedade escolar.
Helen Chucre: Entendo a importância da imagem, artes plásticas e da música como recurso didático essenciais para o estudo e para a educação ambiental, haja vista, que estes despertam a curiosidade e auxiliar na compreensão do educando quanto ao conteúdo abordado.
Acredito que os recursos técnicos citados complementam a fala do professor e a sensibilidade do aluno no processo ensino-aprendizagem. Contudo, a linguagem apresentada pelos professores deve facilitar a compreensão, bem como, se valer de dinâmicas, pois, a imagem por si só não é suficiente, ou seja, ter domínio do conteúdo é essencial, nesse sentido, os recursos audiovisuais tendem mais a auxiliar, principalmente para os alunos com necessidades especiais.
Infelizmente, em se tratando de escola pública, ou mesmo particular, por experiência própria já analisei a ausência de recursos didáticos para atender a esse público específico. O professore tem que da o jeito de desenvolver o seu trabalho com estes alunos. Dessa forma, podemos dizer que na teoria tudo é lindo e maravilhoso, já a prática nos limita por falta de recursos essenciais.
Entendemos que o emprego de cada recurso didático selecionado, seja ele natural, pedagógico, tecnológico ou cultural depende também de outros fatores que não restringem-se apenas no professor, pois, depende também da capacidade e da experiência do aluno e das técnicas empregadas.
Por tudo, entendemos que a prática pedagógica, o processo ensino-aprendizagem como um todo requer muita dedicação e comprometimento, visto que, não basta um computador ou projetor para realizar uma aula dinâmica, por exemplo.
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