domingo, 27 de novembro de 2011

Ativ2 - Unid.4 - Mídia-Educação

Da leitura do texto de Silvio P. Costa, destaquei os seguintes aspectos: o uso de mídias como ferramenta pedagógica e como veículo de expressão. Para que isso funcione, é preciso que haja não somente os equipamentos (computadores, Tv, Dvd, Câmeras), mas a capacitação dos professores para manusear as ferramentas tecnológicas, dando a eles o uso pedagógico, seja na aquisição de conhecimento, seja como veículo de expressão dos alunos que pensam, ouvem e tem muito a dizer sobre o mundo a sua volta. A escola é um espaço privilegiado na construção de identidades e lugar de encontro de muitas culturas, por isso, como bem aborda Orofino (2005) é preciso transformar a escola num local de produção de mídias.

Experiências:

O uso de filmes e vídeos são muito utilizados pelos professores. Eles atuam como complemento aos conteúdos ensinados em sala. O professor passa o vídeo e aborda os assuntos, seja questionando os alunos, seja através de relatórios ou questionários. Os computadores também são utilizados como complementos, por meio de pesquisas de assuntos específicos e de produção de redações e relatórios. 

Ativ1 - Unid.4 - Conhecendo objetos em multimidia

            Por meio dos vídeos pesquisados percebi a importância que as multimídias têm influência na nossa vida pessoal e profissional, pois através de um simples vídeo, podemos alcançar grandes aprendizados, tanto o professor como o aluno.
            O primeiro vídeo “Bloco do Passo: saltos no tempo” apresenta um trabalho com muita criatividade, onde os alunos tem participação ativa, e a partir dessa atividade puderam aprender noções de tempo e espaço na música.
            O segundo vídeo “Entrevista com Lucas Ciavatta”, o mesmo comenta sobre o nascimento do “Passo” e a metodologia empregada nesse trabalho.  Trabalha-se muito com a dificuldade de aprendizagem, o equilíbrio entre corpo e mente na construção do conhecimento, com a integração de quatro eixos, que são: Corpo, Grupo, representação e cultura.
            Através desses projetos podemos destacar como aprendizagens, competências ou saberes: capacidade de compreender o desenvolvimento como um todo; capacidade de trabalhar em equipe; desenvolvimento da autonomia; desenvolvimento do pensamento crítico, onde os alunos expressam suas próprias opiniões, criatividade, participação e autonomia intelectual.

REFERÊNCIAS:



Tornaghi, Alberto José da Costa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendo com as TIC. Ed. - Brasília: Secretaria de Educação à Distância, 2010. Unidade IV.

sábado, 26 de novembro de 2011

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ativ 3 - Unid III - projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao curriculo

ESCOLA ESTADUAL COELHO NETO
PROFESSOR CURSISTA: ANNE OLIVEIRA
ATIVIDADE 3 – UNIDADE III – PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRICULO.
CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.

PLANO DE AULA

SÉRIE: 3ª e 4ª etapas – Educação de Jovens e Adultos
TEMPO DE AULA: 3 h/aulas.
CONTEÚDO: DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)

OBJETIVO GERAL:

                    Socializar o conhecimento sobre DSTs

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Adquirir o conhecimento sobre os tipos de DSTs, os processos de contágio e os meios de prevenção.

METODOLOGIA:

                   Serão executados os seguintes passos:
1ª AULA: será apresentado um vídeo na TV ESCOLA contendo informações sobre o que são DSTs, como se pega e como prevenir.
2ª AULA: ao término do vídeo será feita a discussão acerca da temática, instigando os conhecimentos já trabalhados em sala e os conhecimentos prévios dos alunos.

3ª AULA: os alunos farão pesquisas no LIED utilizando o Wikipedia, o Wikicionário, os Blogs e sites especializados em saúde pública, e terão a tarefa de redigir um texto de até 20 linhas respondendo a seguinte pergunta: mesmo vivendo na era da informação, como muitas pessoas, ainda, acabam pegando DSTs?
Ao final das três aulas espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: conhecer e diferenciar os tipos de DSTs; descrever formas de contágio e de prevenção; capacidade de pesquisar via internet o tema estudado e capacidade de produção textual acerca do conteúdo estudado.
RECURSOS:
DVD sobre DSTs, Data-Show, Caixa amplificada, Notebook, Computadores e internet do LIED.

AVALIAÇÃO:

Será avaliado o interesse, a participação na discussão e no acesso às informações via internet, e, a produção escrita.