quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

FÓRUM: Vidas Secas

Segui a sugestão do próprio Fórum e procurei me aprofundar na obra de Graciliano Ramos [Vidas Secas]. Sempre ouvi falar nesta obra, mas nunca tive contato com a mesma. Por isso, primeiro procurei ler o livro, baixei da internet e fiquei lendo em casa, confesso que ao ver o numero de páginas quase desisti, mas assim que fui lendo, acabei me envolvendo com a história e me apaixonando. Para mim, foi uma leitura muito agradável e fascinante, chegando mesmo a me emocionar em algumas passagens. Depois, li alguns resumos na internet, li a biografia do autor, assisti o filme e o vídeo disponibilizado no material de apoio. Pude observar que o filme nos dá a comodidade das imagens e do personagens, porém, não se compara a leitura, pois a riqueza de detalhes é sem comparação. Ler os resumos foi importante, mas demostra muito pouco ou o mínimo que a leitura completa pode oferecer. É importante destacar as várias formas de conhecer a obra deste e de outros autores, que não seja apenas o livro, sendo que todas são alternativas valiosas e que contribuem para ampliar o aprendizado e o conhecimento daquilo que se está estudando. Dentre todas as alternativas oferecidas eu gostei mais do livro completo, já que tive uma imaginação mais abrangente do que li. Trabalhar com os alunos já exige estratégias diferenciadas, pois além do livro dá para oferecer outros materiais para despertar o interesse dos mesmos. Dentro da minha área Geografia, dá para se trabalhar inúmeros conteúdos, por exemplo, a reforma agrária, explorar as regiões, política etc., utilizando variados materiais disponíveis na internet e facilitar o aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário