Contribuições:
Edilene Fernandes Goes: ANNE,TALVEZ O LIVRO NA FORMA QUE É DESAPAREÇA. EU ESPERO QUE NÃO. POIS, O MESMO TEVE ANCESTRAIS, COMO AS PEDRAS, TIJOLOS, MADEIRA, TÁBUAS, ROLOS DE PERGAMINHO OU PAPIRO, E ESTES FORAM SUBSTITUÍDOS PELOS LIVROS QUE CONHECEMOS HOJE.
MAS, CONY, NOS DIRECIONA PARA OUTRO FATO A SER DISCUTIDO, O OBJETO LIVRO DEIXE DE SER ÚTIL PARA ARMAZENAR A CULTURA HUMANA, E DEIXE DE SER NO FORMATO ATUAL, MAS A CULTURA NÃO. ESTA CONTINUARÁ, E SERÁ MAIS DIVULGADA PELOS MEIOS DIGITAIS. POR CONSEGUINTE, OS LIVROS TALVEZ SEJAM SUBSTITUÍDOS DEVIDO AS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS.
ASSIM, A ESCRITA, LEITURA E A LITERATURA CONTINUARAM E CONTINUARÃO. O QUE JÁ ESTÁ MUDANDO, É QUE ELAS DEIXARAM DE SER IMPRESSAS PARA SEREM MAIS DIGITAIS. SERÃO MAIS DIVULGADAS, PELOS MEIOS ELETRÔNICOS, COM A UTILIZAÇÃO AGREGADORA DE SONS E IMAGENS EM MOVIMENTOS.
POIS, O PROCESSO DA LINGUAGEM ESCRITA, PASSOU DA MANUAL, PARA A IMPRESSA, E AGORA DA IMPRESSA PARA A DIGITAL, NO ENTANTO AS DUAS PRIMEIRAS CONTINUAM EXISTINDO, MAS SENDO USADAS EM MENOS ATIVIDADES DIÁRIAS DO SER HUMANO.
CONY, Carlos Heitor. O FIM DO LIVRO E A ETERNIDADE DA LITERATURA. Disponível em :http://200.130.6.210/webfolio/Mod83224/e1_anexo19.html . Acessado dia 06.06.13.
Jefferson Josue Pereira De Almeida: Bom dia, Anne. É importante este diálogo, pois nos abre um leque abrangente sobre leitura, estamos vivendo um momento de novidades. Encontramos hoje em dia novas forma de leitura e de estimulá-las. Quebrando um pouco com o tradicionalismo literário. Hoje podemos não mais folhearmos um livro do modo tradicional, mas podemos acessá-los ao nos conectarmos em alguma biblioteca eletrônica.
Os livros já vem hoje em formato digital. Devemos usar então a Internet como aliada para o desenvolvimento da leitura. Onde o importante não é se o aluno lê tradicionalmente ou não, mas o importante é que ele esteja lendo, e de forma crítica. Para isso é importante a orientação do professor, a fim de mostrar os caminhos ao aluno do maravilhoso mundo da leitura.
Assim como para você os a importância dos livros na minha vida tem todo um significado especial, pois foi graças a eles sempre bem orientados por meus queridos professores e reforçados sempre por meus pais, que estou aqui fazendo esta especialização, que estar nos dando a oportunidade de interagirmos uns com os outros, e podermos aprender cada vez mais com as trocas de vivências, favorecidas pelo advento das mídias, nesta era tecnológica. Mas é certo que o livro não é obsoleto, pois se fosse não haveria tanta propaganda de vendas e promoções de livros como encontramos na internet. Acredito que a tecnologia só nos facilitou para podermos adquiri-lo, pois com ela é muito mais fácil e rápido encontrá los, comprá-los, vendermos e até mesmo baixá-los, até livros em outras línguas podemos traduzi los. Pensando assim, estes recursos tecnológicos só vieram para enriquecer e facilitar na hora de lermos bons livros. E disto eu não abro mão.
Alexsandra Pereira De Andrade Silva: Verdade Anne, eu mesmo já conversei com pessoas que relataram que não trocariam um livro tradicional por um digital. Simplesmente pelo fato de folheá-lo, rabiscá-lo escrever e marcar nele algo que chamou mais atenção, então não imagino que caiam em desuso, nem os livros e muito menos a literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário