terça-feira, 9 de julho de 2013

Fórum: a importância do Livro Didático

O livro sempre teve uma grande importância na minha vida, pois foi através dele que conclui a minha base escolar. Eles eram tão preciosos quanto ao advento das novas mídias. Não acredito que os livros estejam com os dias contados, o que ocorre é que ele não é mais o único e absoluto meio de leitura, ele ganhou a mídia como aliada e agora se tornou mais fácil o acesso a ele, o que antes era difícil encontrar um livro em uma biblioteca. Hoje,através da internet, podemos tê-lo até mesmo gratuito. O advento das novas mídias é uma necessidade cultural da nossa sociedade, através delas é que ficou mais fácil o acesso à informação, com espaço inovador  podemos encontrar uma leitura com mais rapidez. Os livros não se tornarão obsoletos, pois ainda há muita gente que goste de manusear, folhear e ter um livro de cabeceira. Com relação à literatura, ela ganhará ainda mais notoriedade.
Contribuições:
 Edilene Fernandes GoesANNE,TALVEZ O LIVRO NA FORMA QUE É DESAPAREÇA. EU ESPERO QUE NÃO. POIS, O MESMO TEVE ANCESTRAIS, COMO AS PEDRAS, TIJOLOS, MADEIRA, TÁBUAS, ROLOS DE PERGAMINHO OU PAPIRO, E ESTES FORAM SUBSTITUÍDOS PELOS LIVROS QUE CONHECEMOS HOJE.
MAS, CONY, NOS DIRECIONA PARA OUTRO FATO A SER DISCUTIDO, O OBJETO LIVRO DEIXE DE SER ÚTIL PARA ARMAZENAR A CULTURA HUMANA, E DEIXE DE SER NO FORMATO ATUAL, MAS A CULTURA NÃO. ESTA CONTINUARÁ, E SERÁ MAIS DIVULGADA PELOS MEIOS DIGITAIS.  POR CONSEGUINTE, OS LIVROS TALVEZ SEJAM SUBSTITUÍDOS DEVIDO AS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS.
ASSIM, A ESCRITA, LEITURA E A LITERATURA CONTINUARAM E CONTINUARÃO. O QUE JÁ ESTÁ MUDANDO, É QUE ELAS DEIXARAM DE SER IMPRESSAS PARA SEREM MAIS DIGITAIS. SERÃO MAIS DIVULGADAS, PELOS MEIOS ELETRÔNICOS, COM A UTILIZAÇÃO AGREGADORA DE SONS E IMAGENS EM MOVIMENTOS.
POIS, O PROCESSO DA LINGUAGEM ESCRITA, PASSOU DA MANUAL, PARA A IMPRESSA, E AGORA DA IMPRESSA PARA A DIGITAL, NO ENTANTO AS DUAS PRIMEIRAS CONTINUAM EXISTINDO, MAS SENDO USADAS EM MENOS ATIVIDADES DIÁRIAS DO SER HUMANO.
CONY, Carlos Heitor.  O FIM DO LIVRO E A ETERNIDADE DA LITERATURA. Disponível em :http://200.130.6.210/webfolio/Mod83224/e1_anexo19.html . Acessado dia 06.06.13.
 Jefferson Josue Pereira De AlmeidaBom dia, Anne. É importante este diálogo, pois nos abre um leque abrangente sobre leitura, estamos vivendo um momento de novidades. Encontramos hoje em dia novas forma de leitura e de estimulá-las. Quebrando um pouco com o tradicionalismo literário. Hoje podemos não mais folhearmos um livro do modo tradicional, mas podemos acessá-los ao nos conectarmos em alguma biblioteca eletrônica.
Os livros já vem hoje em formato digital. Devemos usar então a Internet como aliada para o desenvolvimento da leitura. Onde o importante não é se o aluno lê tradicionalmente ou não, mas o importante é que ele esteja lendo, e de forma crítica. Para isso é importante a orientação do professor, a fim de mostrar os caminhos ao aluno do maravilhoso mundo da leitura.
 Ana Paula Camara Trindade :Boa tarde Anne!
Assim como para você os a importância dos livros na minha vida tem todo um significado especial, pois foi graças a eles sempre bem orientados por meus queridos professores e reforçados sempre por meus pais, que estou aqui fazendo esta especialização, que estar nos dando a oportunidade de interagirmos uns com os outros, e podermos aprender cada vez mais com as trocas de vivências, favorecidas pelo advento das mídias, nesta era tecnológica. Mas é certo que o livro não é obsoleto, pois se fosse não haveria tanta propaganda de vendas e promoções de livros como encontramos na internet. Acredito que a tecnologia só nos facilitou para podermos adquiri-lo, pois com ela é muito mais fácil e rápido encontrá los, comprá-los, vendermos e até mesmo baixá-los, até livros em outras línguas podemos traduzi los. Pensando assim, estes recursos tecnológicos só vieram para enriquecer e facilitar na hora de lermos bons livros. E disto eu não abro mão.
 Alexsandra Pereira De Andrade Silva    Verdade Anne, eu mesmo já conversei com pessoas que relataram que não trocariam um livro tradicional por um digital. Simplesmente pelo fato de folheá-lo, rabiscá-lo escrever e marcar nele algo que chamou mais atenção, então não imagino que caiam em desuso, nem os livros e muito menos a literatura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário