terça-feira, 9 de julho de 2013

TAREFA: utilizando pedagogicamente o rádio

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PROFESSOR TUTOR: ANA CRISTINA MAUÉS
CURSISTA: ANNE DOS SANTOS OLIVEIRA


Tarefa: Utilizando Pedagogicamente o Rádio - (Período: 26/06 a 03/07)


No site Escola Brasil (http://www.escolabrasil.org.br/) escolhi o Programa “Rádio pela infância”, que é voltado para o público infanto-juvenil, com temas sobre drogas, preconceito, gravidez na adolescência, a importância do pré-natal; Doenças sexualmente transmissíveis e campanhas educativas sobre temas diversos. O programa tem como slogam “na Rádio pela Infância a criança e o adolescente são prioridades”. Como atividades pedagógicas pode-se trabalhar através de projetos: peças, exposições de trabalhos, apresentação de danças, relatos de experiência, pesquisa na internet. Os conteúdos como sugestão, podem ser trabalhados com as seguintes etapas: ouvir o programa, pesquisar na internet, fazer uma exposição de trabalho e apresentar uma peça como culminância.
O uso do rádio abre várias possibilidades para construção do conhecimento. O professor tem uma gama de atividades que ele pode explorar nas diversas disciplinas, basta que crie ou saiba fazer o uso pedagógico dessa ferramenta.
O rádio, assim como a internet é um mecanismo que repassa informação em tempo real. Através dele, podemos ter acesso às noticias pelas quais passamos e que acontece em qualquer parte do mundo. A vantagem do rádio é que ele é um meio de acesso a todas as classes sociais.
Nesse módulo, aprendi que não há como separar o rádio da educação. Esse vínculo possibilita ensinar e aprender de um modo diferente. Pelas leituras, conheci experiências que tem dado certo, ou seja, o rádio sendo utilizado pedagogicamente no ambiente escolar. Percebi que essa ferramenta possibilita comunicação em massa, interage com todos os envolvidos dentro e fora da escola, sendo elemento eficaz na produção de cultura, privilegiando principalmente a linguagem oral, além disso, propiciando a integração em vários aspectos.
Vejo a importância de se estudar, conhecer e aplicar o uso do rádio, pois, no aspecto educacional, há poucos programas voltados inteiramente para isso, sendo os que existem só passam de madrugada em horários em que poucos estão ouvindo.
Portanto, faz-se necessário criar mecanismos ou projetos pedagógicos para o uso do rádio na escola, para que nossos alunos tenham a oportunidade de aprender e reconhecer programas educativos e de qualidade e assim desenvolver senso crítico sobre aquilo que ouvem e recebem através das diversas mídias.


Macapá, 03 de Julho de 2013.

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