UNIVERSIDADE
FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
ESPECIALIZAÇÃO
EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PROFESSOR
TUTOR: ANA CRISTINA MAUÉS
CURSISTA:
ANNE DOS SANTOS OLIVEIRA
Tarefa:
Utilizando Pedagogicamente o Rádio - (Período: 26/06 a 03/07)
No site Escola
Brasil (http://www.escolabrasil.org.br/)
escolhi o Programa “Rádio pela infância”, que é voltado para o público
infanto-juvenil, com temas sobre drogas, preconceito, gravidez na adolescência,
a importância do pré-natal; Doenças sexualmente transmissíveis e campanhas
educativas sobre temas diversos. O programa tem como slogam “na Rádio pela
Infância a criança e o adolescente são prioridades”. Como atividades
pedagógicas pode-se trabalhar através de projetos: peças, exposições de trabalhos,
apresentação de danças, relatos de experiência, pesquisa na internet. Os
conteúdos como sugestão, podem ser trabalhados com as seguintes etapas: ouvir o
programa, pesquisar na internet, fazer uma exposição de trabalho e apresentar uma
peça como culminância.
O uso do rádio abre
várias possibilidades para construção do conhecimento. O professor tem uma gama
de atividades que ele pode explorar nas diversas disciplinas, basta que crie ou
saiba fazer o uso pedagógico dessa ferramenta.
O rádio, assim como
a internet é um mecanismo que repassa informação em tempo real. Através dele,
podemos ter acesso às noticias pelas quais passamos e que acontece em qualquer
parte do mundo. A vantagem do rádio é que ele é um meio de acesso a todas as
classes sociais.
Nesse módulo,
aprendi que não há como separar o rádio da educação. Esse vínculo possibilita
ensinar e aprender de um modo diferente. Pelas leituras, conheci experiências
que tem dado certo, ou seja, o rádio sendo utilizado pedagogicamente no
ambiente escolar. Percebi que essa ferramenta possibilita comunicação em massa,
interage com todos os envolvidos dentro e fora da escola, sendo elemento eficaz
na produção de cultura, privilegiando principalmente a linguagem oral, além
disso, propiciando a integração em vários aspectos.
Vejo a importância
de se estudar, conhecer e aplicar o uso do rádio, pois, no aspecto educacional,
há poucos programas voltados inteiramente para isso, sendo os que existem só
passam de madrugada em horários em que poucos estão ouvindo.
Portanto, faz-se
necessário criar mecanismos ou projetos pedagógicos para o uso do rádio na
escola, para que nossos alunos tenham a oportunidade de aprender e reconhecer
programas educativos e de qualidade e assim desenvolver senso crítico sobre
aquilo que ouvem e recebem através das diversas mídias.
Macapá,
03 de Julho de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário