terça-feira, 9 de julho de 2013

Fórum: PROJETOS[rádio]

Visualizando sites sugeridos no Portal do Professor-MEC referentes a links de projetos pedagógicos que utilizam a rádio na escola, analisei três exemplos dessa natureza:
Rádio som da Amazônia (disponível em: http://som-damazonia.podomatic.com/). Trata-se de programas feitos por alunos da rede pública municipal de Belém. Sua proposta é informação, entretenimento, música, dicas e cultura da Amazônia para a educação e cidadania. O projeto é sem dúvida um bom trabalho, com informações, entrevistas. Pelo que observei sua última atualização foi em 2007, não sendo possível saber se esse projeto continua sendo desenvolvido por essas escolas.
- Rádio Recreio (disponível em: http://radiorecreio.podomatic.com/). É um projeto da oficina de rádio escolar do PET José Emydio de Oliveira, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro-RJ. Os principais programas são o Tô na Área e o Informe Jovem. Os projetos partem do pressuposto que as rádios escolares não devem ser encaradas somente como meios de veiculação de informação e promoção de entretenimento. Desejamos que tais rádios superem o propósito da mera ocupação da hora do recreio, para audição de músicas ou envio de recados, mas que venham a se transformar também em um importante instrumento de desenvolvimento da autonomia, da solidariedade, da participação cidadã e de diferentes habilidades e competências de nossos educandos para vida nestes tempos, entre elas a capacidade de comunicação, de convivência com as diferenças, de interação, de cooperação e respeito mútuo. Também é uma boa proposta, com campanhas de prevenção contra a dengue; informes; apresentação de vídeos e fotos das atividades realizadas, porém a última atualização foi em 2011.
- Sistema Rádio Escola Stark – (Disponível em: http://www.radioescolastark.com/). É a rádio escola da cidade de Guarani, Espírito Santo. Além de conteúdo musical, apresenta textos, fotos de eventos e links para materiais, sites de escolas da região e sites educativos. Foi a que mais me chamou atenção, pois ao entrar nesta Web Rádio observei que toca música de fundo, apresenta calendário escolar 2013; projetos variados da escola; notícias; chat; biblioteca digital e jogos educativos. Observando este Link, penso que se houver uma ação conjunta de toda a escola, é possível sim investir nesse projeto, pois é um recurso que chama a atenção e tem boa aceitação pelos alunos. Esse projeto está inteiramente atualizado, como podemos observar neste no vídeo abaixo:
Considerações sobre a implantação desse projeto em minha escola: nesse mês de Maio/2013 a Escola Coelho Neto apresentou o projeto rádio escola a comunidade intra e extra-escolar. O mesmo está em fase experimental, e vem sofrendo mudanças e adequações que se fazem necessárias no decorrer das atividades desenvolvidas. Visa implementar o rádio de forma interdisciplinar aos conteúdos. Objetiva despertar no aluno o interesse educacional por essa mídia. A escola, dentre outros objetivos, pretende aplicar atividades pedagógicas alternativas, promovendo a habilidade de comunicar e informar, estimular o ato de pensar criticamente; despertar a criatividade do aluno para o uso da tecnologia como instrumento de desenvolvimento de sua capacidade de expressão.

CONTRIBUIÇÕES:
Jefferson Josue Pereira De Almeida: Bom dia, Anne! São três modelos bem significativos, onde o importante em tudo isto é despertar o interesse dos alunos em algo que os mantenha em sintonia com seu estilo de vida. Cada um de nós é dotado de habilidades, talentos, onde se os profissionais da educação souberem desenvolver nos seus alunos o interesse pelo ensino, porque não usar algo estimulante como o rádio que é um produto que agrega elementos como informação, comunicação, entretenimento, diversão. Tudo isso canalizado para o ensino é uma auxiliadora ao desenvolvimento intelectual do aluno.
 
Anne,
Percebi que existem algumas formas de desenvolver um projeto radiofônico na escola. Dentre elas, o professor pode usar O APARELHO RÁDIO e incentivar os alunos a serem ouvintes, escutando programas de terceiros, bem como realizando atividades mediante as disciplinas, pois neste caso é necessário somente o instrumento rádio, celular ou microystem para que o aluno ouça as emissoras.
De tal modo que, aperfeiçoe a capacidade de ouvir, fazer silêncio para apreciar  e refletir sobre os sons externos a eles. Neste caso o aluno será um agente passivo em relação ao rádio, ouvindo músicas, notícias, informações de sua comunidade e do mundo, mediante a emissora que for ouvir.
Mas, há uma extensão maior de usar as ondas radiofônicas, onde na escola terá UMA EMISSORA DE RÁDIO instalada em seu prédio.  Desta forma, os alunos serão os locutores, os repórteres, os entrevistados, os produtores, e farão os programas no espaço escolar, onde tudo que for veiculado será feito com a participação dos alunos e comunidade escolar. 
Podendo ser uma simples EMISSORA DE RÁDIO ADAPTADA com uma caixa de som, um notebook, microfones ou então ser UMA RADIO OFICIAL mais elaborada com equipamentos sofisticados radiofônicos, tendo suas ondas sonoras restritas à escola ou ampliada para a comunidade, informando ao público externo o que acontece na instituição escolar.
Esta talvez seja mais complicada, pois demanda mais recursos e pessoal capacitado. Assim, acredito que usar O INSTRUMENTO RÁDIO ou uma simples EMISSORA DE RÁDIO ADAPTADA com uma caixa de som, um notebook, microfones para desenvolver uma atividade pedagógica, parece ser mais viável, para o professor trabalhar na escola. No entanto, INSTALAR UMA EMISSORA DE RÁDIO OFICIAL NA ESCOLA demanda mais planejamento, equipamentos, tempo, profissionais capacitados e recursos financeiros.  E talvez, por isso que esses projetos grandes iniciam, mas com o tempo são interrompidos
 Alexsandra Pereira De Andrade Silva:  Muito bons os projetos pesquisados por você colega. E o mais interessante deles é realmente o da Rádio Escola Stark, que apresenta uma variedade de informações educativas, essenciais para desenvolver uma aprendizagem dinâmica e prazerosa. Com certeza, se aplicado adequadamente em qualquer escola terá grande êxito, principalmente se a comunidade escolar participar como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário