Procurei trabalhar com questionários mesclando entre professores e alunos e conclui que ambos escutam rádio diariamente, mas com finalidades diferentes. Para maioria de professores, o rádio é fonte de informações, mas, também, não lançam mão do entretenimento. Já, para maioria dos alunos, o rádio é um espaço de entretenimento, para ouvir música enquanto realizam outras atividades.
Apesar de todos conhecerem esse meio de comunicação poucos trabalharam esse recurso em sala de aula, mas já ouviram falar de projetos dessa natureza. Portanto, vejo que não há falta de informação sobre o uso pedagógico do rádio, o que falta é o interesse em utilizá-lo.
O rádio é pouco usado na escola porque falta o professor incluir esse recurso em sua metodologia, pois está nas mãos do professor o seu uso pedagógico. Falta incorporar o rádio na escola, através de projetos pedagógicos que estimulem o interesse e participação de todos.
Mas, para isso, vejo que os professores também precisam de estímulo e formação, para que assumam a tarefa de difundir conhecimentos através do rádio.
Com a plena consciência do significado que o rádio possui como instrumento de transmissão de conhecimentos poderemos resgatar alunos como cidadãos que pensam criticamente os problemas do dia-a-dia e também criando um espaço de interação dentro da escola.
Com as leituras do material destaco algumas vantagens do uso do rádio na escola, como: ter acesso ao conhecimento de forma dinâmica e reflexiva; o aluno é protagonista nesse processo; é um espaço de educação colaborativa e participativa; proporciona o desenvolvimento da oralidade; todos tem direito a voz.
Com essas descobertas, é possível sim utilizar o rádio na escola, pois numa perspectiva pedagógica traz muitas vantagens e contribuem para melhoria do ensino, através de projetos bem planejados para o resgate dessa mídia.
CONTRIBUIÇÕES:
Neuraci Silva Dias Rodrigues - domingo, 23 junho 2013, 21:25: Certamente é preciso incluir o rádio no processo educativo para que os alunos possam conhecê-lo também como uma ferramenta de aprendizagem, tirando assim o estigma de que o rádio é apenas para diversão e entretenimento. Então incorporar o rádio na escola é uma forma de estimular o interesse, a criatividade, e expandir o conhecimento sobre esta mídia.
Concordo com você, ao dizer que esta mídia se bem trabalhada, através de projetos bem elaborados e planejados, auxiliará ao educando à se tornar um ser crítico, participativo, reflexivo sendo o protagonista do seu próprio conhecimento, desde que bem orientado por nós educadores, ajudando-o a descobrir a verdadeira importância deste recurso no contexto educacional.
Alexsandra Pereira De Andrade Silva - domingo, 23 junho 2013, 23:50: Concordo com você colega Anne, quando diz que falta interesse em utilizar essa mídia, mas também acredito que falta informação. Pois conversei com alguns professores que nem imaginavam que se podia utilizar o rádio na prática pedagógica. Então, vejo que também falta os educadores saírem em busca de conhecimento, de estarem se atualizando e não ficarem parados apenas no conhecimento que já possuem sobre sua prática em sala de aula.
Helen Sardinha Chucre - terça, 9 julho 2013, 18:43:Você disse algo muito certo, colega: precisamos de formação e informação, do contrário fica difícil utilizar um recurso sem saber qual a forma adequada para isso.
Como você mesma destacou, o rádio é usado de maneiras distintas por professores e alunos, e nenhuma delas tende para o lado edcacinal. Precisaríamos encontrar um ponto em comum para que ambos conseguissem utiliza-lo para este fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário