“O livro didático(...) tem sido apontado como o grande vilão do ensino no Brasil. Diante dos grandes problemas educacionais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do baixo desempenho dos alunos em testes padronizados, muitos educadores apontam o livro didático como o grande obstáculo a impedir mudanças significativas nas salas de aula. Alguns chegam a afirmar que ele deve ser simplesmente retirado do alcance do professor para que as mudanças possam de fato ocorrer”. Nélio Bizzo (1999).
Você concorda com esta afirmação de Bizzo? Analise o uso do livro didático na sua prática pedagógica. Reflita sobre como você utiliza o livro texto. Avalie o livro didático que você utiliza em sala de aula: 0 livro é correto do ponto de vista conceitual?. A metodologia de ensino proposta no livro é estimulante, evitando longas listas de nomes a serem memorizados e exercícios de transcrição de texto? O livro revela preocupação em prevenir preconceitos e evitar estereótipos de natureza étnica, de gênero e de classe social ou discriminações de minorias?
Debata essas questões com seus colegas no fórum Utilização do Livro Didático. No título, coloque o seu nome. Navegue pelas participações dos demais cursistas, discutindo as questões colocadas.
Discordo da afirmação. Porque o livro é uma ferramenta de suporte para o professor e também para o aluno, entretanto não é a única ferramenta. O livro didático atual além de sistematizar os conteúdos de cada série, traz ainda orientações metodológicas e avaliativas para cada conteúdo. Isso para o professor é de suma importância, porque muitos estão em início de carreira e outros muitos estão desatualizados. Para o aluno o livro é uma fonte riquíssima de conhecimento e informações atuais, tendo em vista que o livro tem uma vida útil de três anos. Para alunos que não têm acesso à internet, o livro é a única fonte de estudo e pesquisa, aliado a facilidade de poder levá-lo para casa.
Os autores são profissionais experientes com titulação de mestres e doutores e têm a preocupação de proporcionar aos alunos um texto analítico-discursivo, com infográficos, reportagens atuais e notas explicativas – como glossários de termos técnicos. Os exercícios fazem referência ao contexto social atual, exigindo do aluno as competências e habilidades na resolução de problemas matemáticos e na redação de textos argumentativos em linguagens e humanas, por exemplo.
Como são os professores os responsáveis pela escolha do livro didático, os alunos são beneficiados por ter um livro que se aproxima da linha pedagógica da escola, atendendo assim a realidade da comunidade escolar. Pois o livro escolhido deve abordar as questões sociais e de gênero, sempre respeitando a diversidade e a cultura de cada região e de cada escola. Pois do contrário, Nélio Bizzo teria razão, e os livros deveriam ser retirados do alcance do professor.
CONTRIBUIÇÕES:
Não vejo no livro didático um obstáculo para mudanças significativas na educação.
O livro é e sempre foi uma ferramenta super importante no processo ensino-aprendizagem, não vai deixar de ser agora.
De fato, para a maioria, o livro didático não é a única ferramenta.
Acredito que: o livro não limita o professor, no entanto, há professor que se limita ao livro, isso sim é um problema.
Tanto nas escolas públicas quanto nas privadas, os livros didáticos são de ótimas referências.
Bom dia Anne! O livro didático, depende muito de quem o usa para o seu bom desenvolvimento, onde é de responsabilidade do professor não se limitar somente nele, mas é obrigação do docente explorar seus conteúdos, de forma a tornar as aulas interessantes e dinâmicas.
Anne,
O Livro didático mesmo sendo criticado de forma construtiva ou não, ainda é o norteador das aulas dos docentes, visto que em pesquisa no ano de 2011 ficou em segundo lugar dentre os mais lidos no Brasil, perdendo somente para a Bíblia. Eis os dados da pesquisa feita pela QEDU (Aprendizado em Foco entre a MERITT e a Fundação LEMANN): (98%) dos professores de escolas públicas usam livros didáticos, 1% acredita que o livro não é necessário e 1% não usa porque a escola não tem. As respostas foram baseadas na Prova Brasil 2011, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Isto mostra que o livro esta sendo usado, mas a questão é: como está sendo usado? Qual sua conceituação e metodologia, visto que ele é elaborado por profissionais com culturas diferentes da realidade dos alunos. De acordo com BITTENCOURT, o aluno é apenas um consumidor dependente, pois não escolhe o livro para usar, além de ser feito para as necessidades do professor.
Apesar de hoje haver a escolha do livro didático pelo educador, muitos professores em seus depoimentos, informam que quando os livros chegam, nem vem de acordo com sua escolha. Isto ocorre devido o valor comercial que foi predeterminado para o livro, assim as editoras querendo vender seus livros, os reúne em volumes, e nem sempre a escolha é a que foi sonhada.
O livro vem de acordo com o contrato que o governo faz com tal editora, ou editoras diferentes. Portanto, o livro não tem a ver com a realidade da turma, porém será o professor que o tornará pior, ou mais eficaz, visto que o integrará com outros recursos pedagógicos, cabendo levar o aluno a refletir sobre questões que lhe ferem a cidadania ou os incute valores distorcidos, preconceituosos e discriminatórios.
BITTENCOURT , Circe Fernandes . Livro didático ocupa segundo lugar dentre os mais lidos no Brasil. Disponível em : http://noticias.terra.com.br/educacao/livro-didatico-ocupa-segundo-lugar-dentre-os-mais-lidos-no-brasil,4f53d298f041d310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html. Acessado dia 18.06.13.
Alexsandra Pereira De Andrade Silva -:Verdade Anne, os livros são escolhidos por nós professores, que fazemos uma análise dos mesmos para serem trabalhados com os alunos. Muito embora, infelizmente, algumas escolas recebem livros que não foram os escolhidos pelos educadores, mas que se aproximam daqueles selecionados. Então, nesse caso, cabe ao professor analisar o livro recebido, e trabalhar com a turma de maneira adequada e coerente, instigando nos alunos a busca pelo conhecimento de forma prazerosa e agradável.
Ana Paula Camara Trindade:Boa Noite, Anne!
Eu concordo em número, genero e grau com tudo que você diz, e tambem acredito que cabe aos professores que irão escolher o livro didático, que o façam com muita atenção e responsabilidade, beneficiando a aquisição do conhecimento aos alunos pelos próximos três anos, caso contrário irá se arrepender de tal escolha.
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