segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Atividade: Gêneros Educativos [Edutainment]

Procure completar a tabela abaixo, com programas do tipo edutainment, que você observa atualmente (ou já passados) na programação da televisão brasileira. 

Ficha - Gêneros Educativos
TIPOS
EXEMPLOS
PÚBLICO-ALVO
OBSERVAÇÕES
Narrativos
Filme: As crônicas de Narnia
Crianças e Adolescentes
Narra a história de três irmãos envolvidos em um universo fantástico, onde são observados os seguintes valores: fraternidade e coragem. Contribui para o exercício da imaginação. É considerado um clássico da literatura.
Drama
Filme: Bullyng-provocações sem limites
Adolescentes e Jovens
Conta a história de Jodi, que vira alvo de piadas e brincadeiras de mau gosto por parte de um grupo de alunos da sua sala.
Aventura
Filme: Os Goonies
Crianças e Adolescentes
Narra a história de cinco amigos em busca de um tesouro perdido. Eles enfrentam bandidos e armadilhas fortalecendo a amizade entre eles.
Comédia
American Pie
Adolescentes
Aborda a busca de cinco amigos para perder a virgindade. Mostra as dificuldades, trapalhadas e os sentimentos em torno da sexualidade.
Novela
Malhação







Meu Pedacinho de Chão
Adolescentes







Público Geral
Aborda temas atuais e relevantes que são de preferencia desta faixa etária: gravidez, drogas, etc.

Em tom de fábula, a novela trata de educação, analfabetismo, coronelismo, política e as crianças vivendo sua infância num mundo a parte.
Situacionais
Profissão Repórter
Adolescentes, Jovens e Adultos
Com reportagens aborda os principais problemas sociais, políticos, educacionais do dia-a-dia, além de outros.
Desenvolvimento de competências/profissionalizantes
Telecursos Ensino Fundamental; Médio e profissionalizante
Jovens e Adultos
Teleaulas que são transmitidas pela Rede Globo. O problema se esbarra no horário, que vai de 5 da manhã até as 7h
Viagens
O site Revista Estilo do Banco do Brasil

http://revistaestilobb.com.br/

Público Geral
Fala sobre viagens, cultura, design, moda e gastronomia. Dá várias dicas de rotas, hotéis, nacionais e internacionais.
Híbridos
Novela Lado a lado
Adulto
Novela e drama que aborda a vida de duas mulheres que apesar de originárias de mundos totalmente diferentes, caminham na mesma direção: buscam conciliar amor e liberdade na conservadora sociedade carioca do início da República.
TV+ Internet
Canais de tvs por assinatura: Tv Cultura; Futura; Discovry Kids; Tv Escola
Crianças e adolescentes
Esses canais possuem uma programação educativa e de entretenimento para crianças. Além disso, oferecem no site um vasto conteúdo educativo, como historinhas, jogos e brincadeiras. A Tv Escola disponibiliza no site os programas transmitidos na televisão. O ruim é que o acesso é que tem pagar a assinatura desses canais


Tarefa: Completando o Projeto de Interface

Utilizando um editor de texto ou editor de apresentações, elabore uma tela para o Google Kids -  http://google-kids.com, de acordo com o estudo sobre usuário e especificações realizado anteriormente. Poste aqui sua atividade, fazendo o envio do arquivo em formato Word ou Power-Point.



Tarefa - Análise do layout e do uso de imagens em páginas web

a) Analise as páginas abaixo e descreva as principais diferenças observadas, buscando justificá-las a partir do que estudamos sobre estrutura da interface.
b) De acordo com as teorias de utilização das imagens, estas podem ser empregadas com uma função ilustrativa, taxonômica, de sinalização, ou operativa. Analise as imagens que aparecem com rótulos Imagem 1: bandeira e brasão brasileiros,  Imagem 2: moldura cinza na qual se encontra o título República Federativa do Brasil, a bandeira e o brasão, etc.. Na porção de página abaixo e descreva como cada uma está sendo utilizada.


a)            Estudamos que as áreas que olhamos primeiro são as de maior importância e que por isso, influencia diretamente na leitura. Em sites, as áreas que chamam mais atenção são utilizadas para indicar a forma de como o usuário deve se orientar na navegação.
                As diferenças entre as duas páginas se apresentam logo na forma de como é feita a leitura visual. Por se tratar de culturas distintas, a forma como de lê também é diferenciada. Observei que os logotipos das páginas estão localizadas em lados opostos. A página do Brasil do lado esquerdo e a do outro país do lado direito, assim como os ícones com as principais funções estão dispostos em lados opostos. As duas páginas apresentam letras e cores que combinam e permitem boa leitura, a diferença está apenas na cor. Na página do Brasil a cor é branca sobre o fundo vermelho e a do outro país, o branco está sobre o azul. As imagens de ambas as páginas estão dispostas no centro, assim como as informações de como explorar as vantagens sobre as diversas funcionalidades apresentadas sobre a Microsoft. A diferença novamente está nos lados que cada pais adota. A parte inferior de casa página possui um fechamento diferenciado. A do Brasil se localiza no canto inferior direito e a do outro país, no canto inferior esquerdo. São diferenças puramente culturais.


b)            No meu ponto de vista, as imagens da Bandeira e do Brasão da República estão repletas de significados. As cores utilizadas ilustram marcas de nossa cultura, história e geografia. As duas imagens vem acompanhadas de frases que também tem forte representação história e cultural. Essas frases, dentro do que estamos estudando, podem ser chamadas de rótulos, nesse caso, resumem os lemas de nossa pátria e os seus significados, por exemplo, na Bandeira do Brasil, a cor verde representa as florestas; o amarelo simboliza o ouro e as riquezas; o azul representa o céu; o Branco que pela nossa cultura simboliza a paz; além das estrelas representando nossos estados; assim como Brasão também tem finalidade de identificar a nossa nação. 


TAREFA: Análise de telas com ícones e diferentes formatações de texto

As telas a seguir contêm uma série de exemplos de bom e/ou mau uso de ícones e formatação de textos. Analise cada um dos exemplos justificando suas respostas.
a) A interface do Office 2010 mudou bastante com relação à versão anterior do sistema. Dentre as várias mudanças, podemos observar ícones diferentes, principalmente em questão de tamanho. O que você pensa desta mudança?
b) O texto abaixo está apresentado de 2 maneiras diferentes. Comente-os, falando sobre vantagens e desvantagens de cada um.
c) Traga a tela de alguma apresentação feita por você mesmo (Word,Powerpoint, BrOffice ou outros) e analise nela a formatação de texto de acordo com os critérios e observações apresentadas no curso.


a) Penso que as mudanças foram significativas, pois no modelo de Word 2000 os ícones ficavam todos juntos nas barras de menus e tarefas, já no modelo 2010 os ícones estão agrupados por categorias afins. Essa mudança facilitou a localização mais rápida de uma variedade de recursos, o que facilitou o seu uso. Na barra de fica na parte superior também conhecida como barra de títulos, o usuário pode personalizar ao seu modo, adicionando ícones que são mais usados pelo usuário. Essa possibilidade foi, no meu ponto de vista, uma mudança muito prática. O tamanho e a cor dos ícones ficaram mais destacados e evidentes, contribuindo para a sua fácil localização e identificação, o que tornou o ambiente da interface agradável de trabalhar. Outra mudança que me chamou bastante atenção foi o fato de podermos visualizar uma alteração no texto ou no que está sendo trabalhado antes de concluir aquela tarefa. É o caso da função colar, alterar a cor da fonte, bastando que se passe o mouse em cima daquela alteração, evitando o uso do botão desfazer.

b) os textos apresentados demonstram claramente que estamos estudando nesta etapa. Nos casos apresentados, por exemplo, observo a questão do mau uso das cores: no segundo exemplo temos a legibilidade do texto prejudicada, já que ela é o fator mais rapidamente percebido pelo usuário. A letra branca sobre o azul não é recomendado. O primeiro texto tem uma aparência para uma leitura mais agradável. Na formatação do segundo exemplo, o texto está fora dos padrões visuais da nossa cultura, que é marcada por textos alinhados da esquerda para a direita, o texto em questão está alinhado à direita, o que provoca um efeito desagradável na leitura, e fere os elementos de uma boa comunicação visual. A forma como os textos são colocados se assemelham a figuras, ou “linhas invisíveis” e isso deve ser usado em favor daquela mensagem a ser transmitida de modo que não confunda o leitor.

c) como imagem a ser analisada apresento a interface de meu blog, onde posto as principais atividades realizadas neste curso. No título fiz uma breve descrição do objetivo do blog, utilizando fonte e tamanho da fonte legível. As letras brancas sobre o fundo vermelho permitem boa legibilidade. O blog obedece aos princípios de proximidade e alinhamento, onde separo por colunas informações gerais, e outra somente para as atividades. Cores e contrastes chamam a atenção para os títulos das postagens na estrutura da interface do blog. Coloquei do lado esquerdo uma espécie de mapa, onde coloco primeiramente informações pessoais, os seguidores e mais abaixo todos os arquivos armazenados no site. Tenho uma fotografia do lado superior esquerdo. Do lado direito – menos visualizado – destinei para ações pessoais como editar, colocar nova postagem e fazer alterações de configuração da minha conta. No centro do blog estão as atividades que estou postando durante o curso. Nele contém textos e imagens. Acredito que a interface com letras, tamanho, ícones e cores estão dentro dos padrões de boa comunicação visual.






           






















Tarefa: Avaliação do design de software educacional

Agora que você conhece os princípios de design, ergonomia, linguagem visual e usabilidade, que tal aplicar estes conceitos no objeto instrucional apresentado? Faça uma análise crítica do material sugerido, observando a carga de trabalho, utilização de cores, destacando qualidades de interatividade e linguagem visual, bem como a conformidade com os requisitos de usabilidade e de ergonomia.






É notória a tendência de se construir softwares educacionais e de aprendizagem. Eles são excelentes ferramentas de apoio à aprendizagem vários aspectos. Contudo, o avanço desse conhecimento e da elaboração dessas ferramentas deve atender a certos requisitos para que possam atingir objetivos de maneira plena.
O mais importante é garantir a satisfação e a interação do usuário com aquela ferramenta, principalmente se for destinados a públicos diferentes e que possuem experiências e conhecimentos de informáticas diferentes.
Um software acima de tudo deve ser fácil de usar, dar motivação, ter clareza de informações e possibilitar a interação do usuário com a atividade proposta.
O software a ser analisado é bastante interativo, apresenta tópicos relacionados a dengue, cada um com seu conteúdo correspondente ao ser clicado, portanto, as informações primeiramente dispostas facilitam a interação, através de pequenos textos.
O mesmo é conciso, não é um software cansativo, com muita carga de informações ou de trabalho. As cores chamam atenção pela variedade, permitindo uma visualização da interface agradável. Na parte sonora tem uma música de fundo, mas se torna cansativa com alguns minutos, mas o software oferece a função de desabilitar o áudio.
Como pontos negativos, destaco o ícone de ajuda, que é muito pequeno e a fonte de todo conteúdo do software é muito pequena, isso faz com que o acesso a determinados usuários, como os com problemas visuais fique prejudicada.

Tarefa: Princípios da Gestalt e Níveis Cognitivos

Selecione 2 páginas da internet onde você pode encontrar algum dos princípios da Gestalt (área, proximidade, contiguidade, simetria, continuação). Explique sua resposta, dizendo como você interpreta o princípio da Gestalt identificado em cada página. Poste no Moodle um documento com cópia das imagens das páginas e sua explicação para cada uma.




Escolhi os seguintes sites:
1] BANCO DO BRASIL: acessado em 22/01/2014

No referido site, o princípio da proximidade é evidente quando as formas se agrupam permitindo ao usuário acessar sua conta bancária on-line, além disso, possibilita acesso a diferentes públicos, a exemplo dos deficientes visuais, através de ícones que estão bem próximos. Percebe-se a facilidade do usuário a localização rápida e fácil de sua conta no site.







2] SITE UOL MULHER-HORÓSCOPO: acessado em 22/01/2014


Neste site os grupos de informações possuem elementos diferentes, mas que se assemelham na forma como é visualizada. O principio da semelhança presente na estrutura desta pagina aparece nos desenhos dos signos do horóscopo que tratam de assuntos afins.

Fórum - Design Instrucional



Utilização das Cores


Pelo que foi estudado, as cores influenciam diretamente na percepção de nossa realidade. Segundo material de apoio "fundamentos": a memória utiliza-se de um vasto repertório para o reconhecimento de sinais e, de acordo com as experiências vividas, as interpretações são organizadas. Na figura em questão procurei utilizar cores que lembram a Bandeira do Brasil, justamente para chamar a atenção da criança que está realizando a atividade. São cores bastante familiares [verde, amarelo e azul] que já fazem parte do cotidiano delas.

Tarefa: recursos diáticos

Redija um texto discutindo: O conceito de recursos didáticos; A função dos recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem; As possibilidades e limitações da utilização dos recursos didáticos em sua prática pedagógica. 

Recursos Didáticos é toda e qualquer ferramenta utilizada no contexto de um procedimento de ensino visando estimular o aluno e objetivando o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. Contribuem para que o professor dê uma aula dinâmica e de qualidade, buscando a solução para os problemas expostos, facilitando assim o aprendizado do aluno.
Eles permitem o melhor aproveitamento dos conteúdos, estimulando o aprendizado, a motivação e o interesse pelo conteúdo trabalhado. O bom uso pedagógico dos recursos dá incentivo para que o aluno se sinta seguro e perceba que ele é capaz de aprender, já que ele é estimulado a praticar aquilo que aprendeu. Eles se sentem satisfeitos por fazerem descobertas e serem capazes de estimular o seu potencial.
Os textos do nosso material de apoio falam sobre a fotografia, os jogos, a música, exposições, rádio, dvd e etc. Cada um deles, com propostas pedagógicas bem elaboradas são oportunidades de garantir um ensino de qualidade, cooperativo e que permite maior assimilação pelos alunos.
As possibilidades e limitações se esbarram na questão da falta de preparo para se trabalhar com determinados recursos. Outra situação é que algumas escolas não dispõem de recursos didáticos suficientes.
Mesmo com várias limitações o professor tem o desafio de fazer uso dos recursos, assim como das tecnologias, investigando e buscando meios e maneiras de se aproveitá-los nas aulas, assumindo o papel de mediador da construção do conhecimento.
Conforme Moran (2000, p.23), “um dos grandes desafios do educador é ajudar a tornar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes, entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial”.
Desse modo, os recursos didáticos têm o seu lugar na escola, desempenhando um papel de destaque na socialização do conhecimento. A escola e o professor dispondo dos recursos didáticos devem elaborar e avaliar práticas pedagógicas que promovam o melhor aproveitamento do ensino.

REFERÊNCIA: Material de apoio da cidade virtual

Fórum 2 - recursos didáticos existentes na escola

Os principais recursos didáticos são: TV, DVD, Datashow, quadro branco, livros, revistas, mapas, dicionários e computadores. As principais limitações dizem respeito à manutenção dos equipamentos – a maioria está com defeito, e ao estado de conservação dos livros - rasgados e riscados. As dificuldades estão relacionadas ao não uso dos recursos por parte dos professores. De um modo geral, os recursos mais utilizados por eles são o quadro e os livros. São poucos os que utilizam Datashow e os computadores, pois ainda há falta de capacitação e também de interesse em se qualificar.

Contribuições:

Helen Chucre: Você descreveu em poucas linhas a real situação da maioria das escolas públicas brasileiras, e sei que ha Escolas que se encontram em uma realidade ainda mais degradante,sem nem cadeiras para os educandos. Já vi e reportagens sobre o nordeste braseiro onde os alunos assistem aula em casebres ou barracoes improvisados, sem estrutura algumas,mal a presença de um professor,que nem quadro ou pincel tem.
Por isso, precisamos de amor à profissão ,porque ser professor requer muito além do que é visível aos olhos.
Jeferson Josué: Bom dia Anne, capacitação e qualificação, duas palavra que bem definem o enunciado:
recursos didáticos ↔ professor ↔ capacitação/qualificação ↔ ensino ↔ aluno ↔ aprendizagem
Deve-se haver um compromisso responsável do educador em querer uma performance melhor em relação ao ensino-aprendizagem e também as escolas devem zelar pelos recursos de que dispõe. O corpo educacional deve esta em harmonia, pois a escola é um corpo social que precisa de cuidados se não sofrerá consequências que influenciarão diretamente no aprendizado do aluno.
Alexsandra Pereira: Olá colega Anne, a situação da sua escola é bem semelhante à da minha, pois também possui quase que os mesmos recursos e dificuldades. São poucos os professores que utilizam os recursos tecnológicos, ainda preferem usar os mais tradicionais, como livros e quadro. Muitos, deles ainda não atentaram ou realmente não querem fazer uso dos inovadores recursos disponíveis e que sem sombra de dúvida dinamizariam muito mais as aulas. Isso desde que trabalhados adequadamente, e para tal eles precisam estar capacitados para desempenhar a utilização do recurso em questão. Mas como você mesmo afirmou, muitos de nossos colegas ainda possuem desinteresse em renovar sua prática pedagógica.

Fórum 1 - Recursos Didáticos

Qual é a função dos recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem?

Dentre as várias funções dos Recursos didáticos, destaco que eles permitem o melhor aproveitamento dos conteúdos, estimulando o aprendizado, a motivação e o interesse pelo conteúdo trabalhado. O bom uso pedagógico dos recursos dá incentivo para que o aluno se sinta seguro e perceba que ele é capaz de aprender, já que ele é estimulado a praticar aquilo que aprendeu. Eles se sentem satisfeitos por fazerem descobertas e serem capazes de estimular o seu potencial. Além de ajudar o professor a sempre aperfeiçoar a sua prática pedagógica.

Contribuições:

Alexsandra Pereira: É isso mesmo Anne, a primordial função dos recursos didáticos deve ser especialmente de estimular e possibilitar um processo de ensino-aprendizagem prazeroso, onde todos, tanto professores como alunos, sintam-se motivados a buscar novos conhecimentos e a dividi-los entre si. Só a partir daí poderá se estar desenvolvendo um processo cooperativo de aprendizagem, por meio do qual,  todos saem ganhando. 

Jeferson Josué: Boa tarde Anne, você coloca duas palavras importantíssimas em seu discurso que são motivação e interesse, pois acredito que despertando o interesse dos alunos teremos 50% de objetivo alcançado, que poderá resultar em motivação, pois quando têm-se indivíduos motivados teremos uma sociedade escolar determinada. 
Por isso é importante escolher e definir bem que recurso didático é mais apropriado a ser desenvolvido em determinada aula, onde o recurso didático tem que complementar determinado conteúdo. Isso é importante dentro da relação ensino-aprendizagem.
Neuraci Silva: A escolha e o bom uso do recurso didático são primordiais para desenvolver o processo ensino-aprendizagem. Escolher o recurso adequado ao conteúdo trabalhado estimula a criatividade e a participação do aluno, pois realizar novas descobertas e absorver novos conhecimentos, levam o aluno a uma aprendizagem de qualidade e motivadora.

Outros comentários:
Alexsandra Pereira: Geralmente os recursos didáticos são todos os instrumentos que serão utilizados durante a explanação de uma aula. E esses mesmos recursos são sempre qualificados como auxiliares para o desenvolvimento das aulas. Porém, se eles fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, não devem ser vistos como simples auxílio ao trabalho do professor. Na realidade os mesmos são, com certeza, instrumentos capazes de proporcionar à situação de aprendizagem algo prazeroso e estimulador. Pois o mais importante é que eles estejam desempenhando a função de despertar nos envolvidos o interesse pela descoberta, ampliando assim, os horizontes do conhecimento. Dessa forma a aprendizagem torna-se significativa, evitando-se que as aulas apresentem-se como monótonas e desestimulantes.
     Para tanto, os recursos didáticos devem ser utilizados de maneira adequada, mas para isso, os professores precisam estar preparados para o uso correto dos mesmos. Pois de nada adiantará estar se trabalhando com os mais modernos recursos didáticos se a forma de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem continuar refletindo uma prática pedagógica tradicional e sem resultados positivos.
Jeferson Josué: Quero expor neste momento algumas considerações sobre recursos didáticos, onde percebo ser instrumentos auxiliares que darão suporte de qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
Segundo se observa nas análises de Pavlov adequando imagem e palavra tem-se uma performance diretamente satisfatória no desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
Teóricos modernos afirmam que os recursos didáticos ativam a capacidade comunicatica e pedagógica. Há uma interação midiática: professor ↔ recursos didáticos ↔ aluno. Onde neste esquema quem sai ganhando é o conhecimento.
Então ao meu ver o que deve ser levado em consideração é a capacitação do corpo docente e outros, para o desenvolvimento das potencialidades didáticas que tais recursos didáticos têm a oferecer a sociedade escolar.

Helen Chucre: Entendo a importância da imagem, artes plásticas e da música como recurso didático essenciais para o estudo e para a educação ambiental, haja vista, que estes despertam a curiosidade e auxiliar na compreensão do educando quanto ao conteúdo abordado.
Acredito que os recursos técnicos citados complementam a fala do professor e a sensibilidade do aluno no processo ensino-aprendizagem. Contudo, a linguagem apresentada pelos professores deve facilitar a compreensão, bem como, se valer de dinâmicas, pois, a imagem por si só não é suficiente, ou seja, ter domínio do conteúdo é essencial, nesse sentido, os recursos audiovisuais tendem mais a auxiliar, principalmente para os alunos com necessidades especiais.
Infelizmente, em se tratando de escola pública, ou mesmo particular, por experiência própria já analisei a ausência de recursos didáticos para atender a esse público específico. O professore tem que da o jeito de desenvolver o seu trabalho com estes alunos. Dessa forma, podemos dizer que na teoria tudo é lindo e maravilhoso, já a prática nos limita por falta de recursos essenciais.
Entendemos que o emprego de cada recurso didático selecionado, seja ele natural, pedagógico, tecnológico ou cultural depende também de outros fatores que não restringem-se apenas no professor, pois, depende também  da capacidade e da experiência do aluno e das técnicas empregadas.
Por tudo, entendemos que a prática pedagógica, o processo ensino-aprendizagem como um todo requer muita dedicação e comprometimento, visto que, não basta um computador ou projetor para realizar uma aula dinâmica, por exemplo.

Fórum: O uso da informática na prática pedagógica

Após as leituras recomendadas vejo que a firmações propostas tem o propósito de esclarecer que o processo ensino-aprendizagem deve se pautar em criar condições de interação que favoreça a construção do conhecimento de forma coletiva, em um processo democrático e coletivo de troca de informações. O professor não é o elemento mais importante nesse contexto, como o único detentor do conhecimento, ou seja, nesse processo deve-se destacar o professor como um facilitador da aprendizagem entre ele os outros agentes da educação.
Que o instrutivo e o educativo desempenham papel fundamental na formação do aluno, seja no aspecto intelectual (instrutivo), seja no aspecto social (educativo). Ambos precisam ser trabalhados juntos. Pois, seria negativo estimular apenas o lado intelectual de aluno, desconsiderando os valores morais os quais a sociedade está assentada. Ou o contrário, estimular apenas a solidariedade e o respeito, por exemplo, sem ensinar os conhecimentos necessários para desenvolver o aspecto cognitivo do aluno. Desse modo, no processo de ensino-aprendizagem a integração se faz necessária para formar um indivíduo na sua plenitude – moral e intelectual.
A integração dialética entre o instrutivo e o educativo  se articula através da ação mediada do professor entre o conhecimento, os valores e o aluno, de forma que este possa se utilizar dessa interação para se desenvolver físico, intelecto e moralmente e que precisa haver a articulação entre o que é ensinado e o que é aprendido, e isso se dá através das estratégias desenvolvidas pelo professor e pelo aluno para apropriar informação e assim construir conhecimento. Pois o professor atua como mediador da aprendizagem e deve articular os objetivos, conteúdos e métodos necessários para que o aluno construa seu próprio conhecimento.
Estabelecendo a relação entre instrução/educação e ensinar/aprender temos: 
O instrutivo é um processo de formar homens capazes e inteligentes. Entendendo por homem inteligente quando, diante de uma situação problema ele seja capaz de enfrentar e resolver os problemas, de buscar soluções para resolver as situações. Ele tem que desenvolver sua inteligência e isso só será possível se ele for formado mediante a utilização de atividades lógicas. O educativo se logra com a formação de valores, sentimentos que identificam o homem como ser social, compreendendo o desenvolvimento de convicções, vontade e outros elementos da esfera volitiva e afetiva que junto com a cognitiva permitem falar de um processo de ensino-aprendizagem que tem por fim a formação multilateral da personalidade do homem.
A nossa prática deve se pautar nessas discussões, em que o aluno deve ser preparado a lidar com seus problemas e resolve-los de maneira consciente, pautado em uma educação que os leve a pensar criticamente, baseado em um processo de compreender e nao só fazer, com apoio dos recursos tecnologicos na era da informação e comunicação. 

Prática Pedagógica em Ambiente Apoiado pela TIC

Bom Dia! Depois de um tempo estou de volta para atualizar o blog!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

TAREFA: Recursos didáticos

Recursos Didáticos é toda e qualquer ferramenta utilizada no contexto de um procedimento de ensino visando estimular o aluno e objetivando o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. Contribuem para que o professor dê uma aula dinâmica e de qualidade, buscando a solução para os problemas expostos, facilitando assim o aprendizado do aluno.
Eles permitem o melhor aproveitamento dos conteúdos, estimulando o aprendizado, a motivação e o interesse pelo conteúdo trabalhado. O bom uso pedagógico dos recursos dá incentivo para que o aluno se sinta seguro e perceba que ele é capaz de aprender, já que ele é estimulado a praticar aquilo que aprendeu. Eles se sentem satisfeitos por fazerem descobertas e serem capazes de estimular o seu potencial.
Os textos do nosso material de apoio falam sobre a fotografia, os jogos, a música, exposições, rádio, dvd e etc. Cada um deles, com propostas pedagógicas bem elaboradas são oportunidades de garantir um ensino de qualidade, cooperativo e que permite maior assimilação pelos alunos.
As possibilidades e limitações se esbarram na questão da falta de preparo para se trabalhar com determinados recursos. Outra situação é que algumas escolas não dispõem de recursos didáticos suficientes.
Mesmo com várias limitações o professor tem o desafio de fazer uso dos recursos, assim como das tecnologias, investigando e buscando meios e maneiras de se aproveitá-los nas aulas, assumindo o papel de mediador da construção do conhecimento.
Conforme Moran (2000, p.23), “um dos grandes desafios do educador é ajudar a tornar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes, entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial”.
Desse modo, os recursos didáticos têm o seu lugar na escola, desempenhando um papel de destaque na socialização do conhecimento. A escola e o professor dispondo dos recursos didáticos devem elaborar e avaliar práticas pedagógicas que promovam o melhor aproveitamento do ensino.

REFERÊNCIA: Material de apoio da cidade virtual

FÓRUM II: Recursos Didáticos

Os principais recursos didáticos são: TV, DVD, Datashow, quadro branco, livros, revistas, mapas, dicionários e computadores. As principais limitações dizem respeito à manutenção dos equipamentos – a maioria está com defeito, e ao estado de conservação dos livros - rasgados e riscados. As dificuldades estão relacionadas ao não uso dos recursos por parte dos professores. De um modo geral, os recursos mais utilizados por eles são o quadro e os livros. São poucos os que utilizam Datashow e os computadores, pois ainda há falta de capacitação e também de interesse em se qualificar.

FÓRUM: recursos didáticos

Dentre as várias funções dos Recursos didáticos, destaco que eles permitem o melhor aproveitamento dos conteúdos, estimulando o aprendizado, a motivação e o interesse pelo conteúdo trabalhado. O bom uso pedagógico dos recursos dá incentivo para que o aluno se sinta seguro e perceba que ele é capaz de aprender, já que ele é estimulado a praticar aquilo que aprendeu. Eles se sentem satisfeitos por fazerem descobertas e serem capazes de estimular o seu potencial. Além de ajudar o professor a sempre aperfeiçoar a sua prática pedagógica.

FÓRUM: o uso da informática na prática pedagógica

Após as leituras recomendadas vejo que a firmações propostas tem o propósito de esclarecer que o processo ensino-aprendizagem deve se pautar em criar condições de interação que favoreça a construção do conhecimento de forma coletiva, em um processo democrático e coletivo de troca de informações. O professor não é o elemento mais importante nesse contexto, como o único detentor do conhecimento, ou seja, nesse processo deve-se destacar o professor como um facilitador da aprendizagem entre ele os outros agentes da educação.
Que o instrutivo e o educativo desempenham papel fundamental na formação do aluno, seja no aspecto intelectual (instrutivo), seja no aspecto social (educativo). Ambos precisam ser trabalhados juntos. Pois, seria negativo estimular apenas o lado intelectual de aluno, desconsiderando os valores morais os quais a sociedade está assentada. Ou o contrário, estimular apenas a solidariedade e o respeito, por exemplo, sem ensinar os conhecimentos necessários para desenvolver o aspecto cognitivo do aluno. Desse modo, no processo de ensino-aprendizagem a integração se faz necessária para formar um indivíduo na sua plenitude – moral e intelectual.
A integração dialética entre o instrutivo e o educativo  se articula através da ação mediada do professor entre o conhecimento, os valores e o aluno, de forma que este possa se utilizar dessa interação para se desenvolver físico, intelecto e moralmente e que precisa haver a articulação entre o que é ensinado e o que é aprendido, e isso se dá através das estratégias desenvolvidas pelo professor e pelo aluno para apropriar informação e assim construir conhecimento. Pois o professor atua como mediador da aprendizagem e deve articular os objetivos, conteúdos e métodos necessários para que o aluno construa seu próprio conhecimento.
Estabelecendo a relação entre instrução/educação e ensinar/aprender temos: 
O instrutivo é um processo de formar homens capazes e inteligentes. Entendendo por homem inteligente quando, diante de uma situação problema ele seja capaz de enfrentar e resolver os problemas, de buscar soluções para resolver as situações. Ele tem que desenvolver sua inteligência e isso só será possível se ele for formado mediante a utilização de atividades lógicas. O educativo se logra com a formação de valores, sentimentos que identificam o homem como ser social, compreendendo o desenvolvimento de convicções, vontade e outros elementos da esfera volitiva e afetiva que junto com a cognitiva permitem falar de um processo de ensino-aprendizagem que tem por fim a formação multilateral da personalidade do homem.
A nossa prática deve se pautar nessas discussões, em que o aluno deve ser preparado a lidar com seus problemas e resolve-los de maneira consciente, pautado em uma educação que os leve a pensar criticamente, baseado em um processo de compreender e nao só fazer, com apoio dos recursos tecnologicos na era da informação e comunicação. 

TAREFA: proximidade, alinhamento e repetição


  1. Ao examinar um cartaz ou uma página na internet observo diretamente para o título de capa e logo em seguida observo as imagens, ou às vezes os dois ao mesmo tempo. Dai em diante procuro pelas laterais observando o que está em destaque e vou lendo aquelas matérias que mais me interessam procurando sempre pelas imagens que a acompanham. Quando as reportagens ou noticias não estão em destaque nas laterais, de preferencia à esquerda, elas frequentemente estão bem no centro, pouco abaixo do título. Na internet, as leituras possuem links, onde podemos clicar e mudar a leitura a qualquer momento. Nos cartazes temos que seguir a ordem das informações, pois no cartaz é bem interessante, já que são menos palavras e mais imagens e quando bem elaboradas nos permitem a compreensão fácil e imediata daquilo que se quer informar. E, ao fim da leitura volto a observar para o inicio, ou seja, o título, que em geral, é o que chama mais atenção, com o tamanho da letra e cor bem destacados em relação ao restante.
  2. Nas duas imagens, a que mais recorre melhor o princípio do alinhamento e organizou melhor as informações foi a imagem do jornal “O Estado de São Paulo”, já que os elementos estão inseridos de forma organizada, facilitando a leitura. Não se observa itens colocados arbitrariamente em qualquer lugar. Tanto o texto como as imagens possuem alinhamentos centralizados, justificados, obedecendo a uma estética agradável e organizada as informações, de forma inter-relacionada com texto e imagens, dando um aspecto de unidade.
2.1. Sugestões para o layout da imagem do site How to make... Primeiro deve-se melhorar a aparência do título e a cor de fundo do site, para que fique um contraste mais agradável e destaque melhor a cor e fonte do nome do site. As informações poderiam ficar em forma de coluna com um texto justificado e com a imagem ao lado, pois observa-se que a imagem de destaca e acaba deixando o texto escondido e obscuro devido o tamanho da letra ser muito pequena e a cor de branca, dificultando muito a compreensão do texto.

3.        Para realizar a atividade de item nº03 (Princípio da repetição), escolhi a revista Nova Escola (edição de janeiro/fevereiro-2013) com tema de capa: “Professores nota 10”. O título está bem destacado com letras em negrito, há elementos que se repetem na imagem central onde estão os 10 professores, cada uma tem um nome destacado sobre ele referente a uma disciplina proporcionando um aspecto visual de unidade. Ao redor da imagem dos professores estão outras matérias da revista, com letras menores, mas alinhadas, favorecendo leitura rápida e compreensiva. Essa imagem também cria um aspecto de unidade. Observa-se que alguns professores estão em pé, outros sentados, alguns repetindo as cores das camisas, uns de vermelho, outros de preto e outros de cinza, ou seja, podemos observar a repetição das cores, formas, texturas e as relações espaciais unificando e fortalecendo o material, dando consistência ao tema de capa. As cores das letras das camisas estão em contraste, realçando ainda mais a imagem.
CAPA DA REVISTA: