segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Tarefa - Análise do layout e do uso de imagens em páginas web

a) Analise as páginas abaixo e descreva as principais diferenças observadas, buscando justificá-las a partir do que estudamos sobre estrutura da interface.
b) De acordo com as teorias de utilização das imagens, estas podem ser empregadas com uma função ilustrativa, taxonômica, de sinalização, ou operativa. Analise as imagens que aparecem com rótulos Imagem 1: bandeira e brasão brasileiros,  Imagem 2: moldura cinza na qual se encontra o título República Federativa do Brasil, a bandeira e o brasão, etc.. Na porção de página abaixo e descreva como cada uma está sendo utilizada.


a)            Estudamos que as áreas que olhamos primeiro são as de maior importância e que por isso, influencia diretamente na leitura. Em sites, as áreas que chamam mais atenção são utilizadas para indicar a forma de como o usuário deve se orientar na navegação.
                As diferenças entre as duas páginas se apresentam logo na forma de como é feita a leitura visual. Por se tratar de culturas distintas, a forma como de lê também é diferenciada. Observei que os logotipos das páginas estão localizadas em lados opostos. A página do Brasil do lado esquerdo e a do outro país do lado direito, assim como os ícones com as principais funções estão dispostos em lados opostos. As duas páginas apresentam letras e cores que combinam e permitem boa leitura, a diferença está apenas na cor. Na página do Brasil a cor é branca sobre o fundo vermelho e a do outro país, o branco está sobre o azul. As imagens de ambas as páginas estão dispostas no centro, assim como as informações de como explorar as vantagens sobre as diversas funcionalidades apresentadas sobre a Microsoft. A diferença novamente está nos lados que cada pais adota. A parte inferior de casa página possui um fechamento diferenciado. A do Brasil se localiza no canto inferior direito e a do outro país, no canto inferior esquerdo. São diferenças puramente culturais.


b)            No meu ponto de vista, as imagens da Bandeira e do Brasão da República estão repletas de significados. As cores utilizadas ilustram marcas de nossa cultura, história e geografia. As duas imagens vem acompanhadas de frases que também tem forte representação história e cultural. Essas frases, dentro do que estamos estudando, podem ser chamadas de rótulos, nesse caso, resumem os lemas de nossa pátria e os seus significados, por exemplo, na Bandeira do Brasil, a cor verde representa as florestas; o amarelo simboliza o ouro e as riquezas; o azul representa o céu; o Branco que pela nossa cultura simboliza a paz; além das estrelas representando nossos estados; assim como Brasão também tem finalidade de identificar a nossa nação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário