segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Fórum 2 - recursos didáticos existentes na escola

Os principais recursos didáticos são: TV, DVD, Datashow, quadro branco, livros, revistas, mapas, dicionários e computadores. As principais limitações dizem respeito à manutenção dos equipamentos – a maioria está com defeito, e ao estado de conservação dos livros - rasgados e riscados. As dificuldades estão relacionadas ao não uso dos recursos por parte dos professores. De um modo geral, os recursos mais utilizados por eles são o quadro e os livros. São poucos os que utilizam Datashow e os computadores, pois ainda há falta de capacitação e também de interesse em se qualificar.

Contribuições:

Helen Chucre: Você descreveu em poucas linhas a real situação da maioria das escolas públicas brasileiras, e sei que ha Escolas que se encontram em uma realidade ainda mais degradante,sem nem cadeiras para os educandos. Já vi e reportagens sobre o nordeste braseiro onde os alunos assistem aula em casebres ou barracoes improvisados, sem estrutura algumas,mal a presença de um professor,que nem quadro ou pincel tem.
Por isso, precisamos de amor à profissão ,porque ser professor requer muito além do que é visível aos olhos.
Jeferson Josué: Bom dia Anne, capacitação e qualificação, duas palavra que bem definem o enunciado:
recursos didáticos ↔ professor ↔ capacitação/qualificação ↔ ensino ↔ aluno ↔ aprendizagem
Deve-se haver um compromisso responsável do educador em querer uma performance melhor em relação ao ensino-aprendizagem e também as escolas devem zelar pelos recursos de que dispõe. O corpo educacional deve esta em harmonia, pois a escola é um corpo social que precisa de cuidados se não sofrerá consequências que influenciarão diretamente no aprendizado do aluno.
Alexsandra Pereira: Olá colega Anne, a situação da sua escola é bem semelhante à da minha, pois também possui quase que os mesmos recursos e dificuldades. São poucos os professores que utilizam os recursos tecnológicos, ainda preferem usar os mais tradicionais, como livros e quadro. Muitos, deles ainda não atentaram ou realmente não querem fazer uso dos inovadores recursos disponíveis e que sem sombra de dúvida dinamizariam muito mais as aulas. Isso desde que trabalhados adequadamente, e para tal eles precisam estar capacitados para desempenhar a utilização do recurso em questão. Mas como você mesmo afirmou, muitos de nossos colegas ainda possuem desinteresse em renovar sua prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário