segunda-feira, 1 de setembro de 2014

TAREFA: Análise de telas com ícones e diferentes formatações de texto

As telas a seguir contêm uma série de exemplos de bom e/ou mau uso de ícones e formatação de textos. Analise cada um dos exemplos justificando suas respostas.
a) A interface do Office 2010 mudou bastante com relação à versão anterior do sistema. Dentre as várias mudanças, podemos observar ícones diferentes, principalmente em questão de tamanho. O que você pensa desta mudança?
b) O texto abaixo está apresentado de 2 maneiras diferentes. Comente-os, falando sobre vantagens e desvantagens de cada um.
c) Traga a tela de alguma apresentação feita por você mesmo (Word,Powerpoint, BrOffice ou outros) e analise nela a formatação de texto de acordo com os critérios e observações apresentadas no curso.


a) Penso que as mudanças foram significativas, pois no modelo de Word 2000 os ícones ficavam todos juntos nas barras de menus e tarefas, já no modelo 2010 os ícones estão agrupados por categorias afins. Essa mudança facilitou a localização mais rápida de uma variedade de recursos, o que facilitou o seu uso. Na barra de fica na parte superior também conhecida como barra de títulos, o usuário pode personalizar ao seu modo, adicionando ícones que são mais usados pelo usuário. Essa possibilidade foi, no meu ponto de vista, uma mudança muito prática. O tamanho e a cor dos ícones ficaram mais destacados e evidentes, contribuindo para a sua fácil localização e identificação, o que tornou o ambiente da interface agradável de trabalhar. Outra mudança que me chamou bastante atenção foi o fato de podermos visualizar uma alteração no texto ou no que está sendo trabalhado antes de concluir aquela tarefa. É o caso da função colar, alterar a cor da fonte, bastando que se passe o mouse em cima daquela alteração, evitando o uso do botão desfazer.

b) os textos apresentados demonstram claramente que estamos estudando nesta etapa. Nos casos apresentados, por exemplo, observo a questão do mau uso das cores: no segundo exemplo temos a legibilidade do texto prejudicada, já que ela é o fator mais rapidamente percebido pelo usuário. A letra branca sobre o azul não é recomendado. O primeiro texto tem uma aparência para uma leitura mais agradável. Na formatação do segundo exemplo, o texto está fora dos padrões visuais da nossa cultura, que é marcada por textos alinhados da esquerda para a direita, o texto em questão está alinhado à direita, o que provoca um efeito desagradável na leitura, e fere os elementos de uma boa comunicação visual. A forma como os textos são colocados se assemelham a figuras, ou “linhas invisíveis” e isso deve ser usado em favor daquela mensagem a ser transmitida de modo que não confunda o leitor.

c) como imagem a ser analisada apresento a interface de meu blog, onde posto as principais atividades realizadas neste curso. No título fiz uma breve descrição do objetivo do blog, utilizando fonte e tamanho da fonte legível. As letras brancas sobre o fundo vermelho permitem boa legibilidade. O blog obedece aos princípios de proximidade e alinhamento, onde separo por colunas informações gerais, e outra somente para as atividades. Cores e contrastes chamam a atenção para os títulos das postagens na estrutura da interface do blog. Coloquei do lado esquerdo uma espécie de mapa, onde coloco primeiramente informações pessoais, os seguidores e mais abaixo todos os arquivos armazenados no site. Tenho uma fotografia do lado superior esquerdo. Do lado direito – menos visualizado – destinei para ações pessoais como editar, colocar nova postagem e fazer alterações de configuração da minha conta. No centro do blog estão as atividades que estou postando durante o curso. Nele contém textos e imagens. Acredito que a interface com letras, tamanho, ícones e cores estão dentro dos padrões de boa comunicação visual.






           






















Nenhum comentário:

Postar um comentário