segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Tarefa: Avaliação do design de software educacional

Agora que você conhece os princípios de design, ergonomia, linguagem visual e usabilidade, que tal aplicar estes conceitos no objeto instrucional apresentado? Faça uma análise crítica do material sugerido, observando a carga de trabalho, utilização de cores, destacando qualidades de interatividade e linguagem visual, bem como a conformidade com os requisitos de usabilidade e de ergonomia.






É notória a tendência de se construir softwares educacionais e de aprendizagem. Eles são excelentes ferramentas de apoio à aprendizagem vários aspectos. Contudo, o avanço desse conhecimento e da elaboração dessas ferramentas deve atender a certos requisitos para que possam atingir objetivos de maneira plena.
O mais importante é garantir a satisfação e a interação do usuário com aquela ferramenta, principalmente se for destinados a públicos diferentes e que possuem experiências e conhecimentos de informáticas diferentes.
Um software acima de tudo deve ser fácil de usar, dar motivação, ter clareza de informações e possibilitar a interação do usuário com a atividade proposta.
O software a ser analisado é bastante interativo, apresenta tópicos relacionados a dengue, cada um com seu conteúdo correspondente ao ser clicado, portanto, as informações primeiramente dispostas facilitam a interação, através de pequenos textos.
O mesmo é conciso, não é um software cansativo, com muita carga de informações ou de trabalho. As cores chamam atenção pela variedade, permitindo uma visualização da interface agradável. Na parte sonora tem uma música de fundo, mas se torna cansativa com alguns minutos, mas o software oferece a função de desabilitar o áudio.
Como pontos negativos, destaco o ícone de ajuda, que é muito pequeno e a fonte de todo conteúdo do software é muito pequena, isso faz com que o acesso a determinados usuários, como os com problemas visuais fique prejudicada.

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