Agora que você conhece os
princípios de design, ergonomia, linguagem visual e usabilidade, que tal aplicar estes conceitos no objeto
instrucional apresentado? Faça uma análise crítica do material sugerido, observando a carga de trabalho, utilização de
cores, destacando qualidades de interatividade e linguagem visual, bem como a conformidade
com os requisitos de usabilidade e de ergonomia.
É notória a tendência de se
construir softwares educacionais e de aprendizagem. Eles são excelentes
ferramentas de apoio à aprendizagem vários aspectos. Contudo, o avanço desse
conhecimento e da elaboração dessas ferramentas deve atender a certos
requisitos para que possam atingir objetivos de maneira plena.
O mais importante é garantir a
satisfação e a interação do usuário com aquela ferramenta, principalmente se
for destinados a públicos diferentes e que possuem experiências e conhecimentos
de informáticas diferentes.
Um software acima de tudo deve
ser fácil de usar, dar motivação, ter clareza de informações e possibilitar a
interação do usuário com a atividade proposta.
O software a ser analisado é
bastante interativo, apresenta tópicos relacionados a dengue, cada um com seu
conteúdo correspondente ao ser clicado, portanto, as informações primeiramente
dispostas facilitam a interação, através de pequenos textos.
O mesmo é conciso, não é um
software cansativo, com muita carga de informações ou de trabalho. As cores chamam
atenção pela variedade, permitindo uma visualização da interface agradável. Na
parte sonora tem uma música de fundo, mas se torna cansativa com alguns
minutos, mas o software oferece a função de desabilitar o áudio.
Como pontos negativos, destaco
o ícone de ajuda, que é muito pequeno e a fonte de todo conteúdo do software é
muito pequena, isso faz com que o acesso a determinados usuários, como os com
problemas visuais fique prejudicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário