segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Tarefa: recursos diáticos

Redija um texto discutindo: O conceito de recursos didáticos; A função dos recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem; As possibilidades e limitações da utilização dos recursos didáticos em sua prática pedagógica. 

Recursos Didáticos é toda e qualquer ferramenta utilizada no contexto de um procedimento de ensino visando estimular o aluno e objetivando o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. Contribuem para que o professor dê uma aula dinâmica e de qualidade, buscando a solução para os problemas expostos, facilitando assim o aprendizado do aluno.
Eles permitem o melhor aproveitamento dos conteúdos, estimulando o aprendizado, a motivação e o interesse pelo conteúdo trabalhado. O bom uso pedagógico dos recursos dá incentivo para que o aluno se sinta seguro e perceba que ele é capaz de aprender, já que ele é estimulado a praticar aquilo que aprendeu. Eles se sentem satisfeitos por fazerem descobertas e serem capazes de estimular o seu potencial.
Os textos do nosso material de apoio falam sobre a fotografia, os jogos, a música, exposições, rádio, dvd e etc. Cada um deles, com propostas pedagógicas bem elaboradas são oportunidades de garantir um ensino de qualidade, cooperativo e que permite maior assimilação pelos alunos.
As possibilidades e limitações se esbarram na questão da falta de preparo para se trabalhar com determinados recursos. Outra situação é que algumas escolas não dispõem de recursos didáticos suficientes.
Mesmo com várias limitações o professor tem o desafio de fazer uso dos recursos, assim como das tecnologias, investigando e buscando meios e maneiras de se aproveitá-los nas aulas, assumindo o papel de mediador da construção do conhecimento.
Conforme Moran (2000, p.23), “um dos grandes desafios do educador é ajudar a tornar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes, entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial”.
Desse modo, os recursos didáticos têm o seu lugar na escola, desempenhando um papel de destaque na socialização do conhecimento. A escola e o professor dispondo dos recursos didáticos devem elaborar e avaliar práticas pedagógicas que promovam o melhor aproveitamento do ensino.

REFERÊNCIA: Material de apoio da cidade virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário