segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Fórum: O uso da informática na prática pedagógica

Após as leituras recomendadas vejo que a firmações propostas tem o propósito de esclarecer que o processo ensino-aprendizagem deve se pautar em criar condições de interação que favoreça a construção do conhecimento de forma coletiva, em um processo democrático e coletivo de troca de informações. O professor não é o elemento mais importante nesse contexto, como o único detentor do conhecimento, ou seja, nesse processo deve-se destacar o professor como um facilitador da aprendizagem entre ele os outros agentes da educação.
Que o instrutivo e o educativo desempenham papel fundamental na formação do aluno, seja no aspecto intelectual (instrutivo), seja no aspecto social (educativo). Ambos precisam ser trabalhados juntos. Pois, seria negativo estimular apenas o lado intelectual de aluno, desconsiderando os valores morais os quais a sociedade está assentada. Ou o contrário, estimular apenas a solidariedade e o respeito, por exemplo, sem ensinar os conhecimentos necessários para desenvolver o aspecto cognitivo do aluno. Desse modo, no processo de ensino-aprendizagem a integração se faz necessária para formar um indivíduo na sua plenitude – moral e intelectual.
A integração dialética entre o instrutivo e o educativo  se articula através da ação mediada do professor entre o conhecimento, os valores e o aluno, de forma que este possa se utilizar dessa interação para se desenvolver físico, intelecto e moralmente e que precisa haver a articulação entre o que é ensinado e o que é aprendido, e isso se dá através das estratégias desenvolvidas pelo professor e pelo aluno para apropriar informação e assim construir conhecimento. Pois o professor atua como mediador da aprendizagem e deve articular os objetivos, conteúdos e métodos necessários para que o aluno construa seu próprio conhecimento.
Estabelecendo a relação entre instrução/educação e ensinar/aprender temos: 
O instrutivo é um processo de formar homens capazes e inteligentes. Entendendo por homem inteligente quando, diante de uma situação problema ele seja capaz de enfrentar e resolver os problemas, de buscar soluções para resolver as situações. Ele tem que desenvolver sua inteligência e isso só será possível se ele for formado mediante a utilização de atividades lógicas. O educativo se logra com a formação de valores, sentimentos que identificam o homem como ser social, compreendendo o desenvolvimento de convicções, vontade e outros elementos da esfera volitiva e afetiva que junto com a cognitiva permitem falar de um processo de ensino-aprendizagem que tem por fim a formação multilateral da personalidade do homem.
A nossa prática deve se pautar nessas discussões, em que o aluno deve ser preparado a lidar com seus problemas e resolve-los de maneira consciente, pautado em uma educação que os leve a pensar criticamente, baseado em um processo de compreender e nao só fazer, com apoio dos recursos tecnologicos na era da informação e comunicação. 

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