segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ativ.1.6 - Fórum: Webquest - projetos de aprendizagem


            Com base nas leituras disponibilizadas sobre projetos de aprendizagem descobrimos diversas metodologias que podem ser aplicadas a projetos, em especial projetos de aprendizagem usando tecnologias.
             Os projetos apresentados mostraram que os alunos podem ter uma aprendizagem significativa, desde que os envolvidos apliquem de forma planejada.
            Foi interessante observar projetos envolvendo o meio ambiente, cujos procedimentos metodológicos estavam inseridos em pesquisas em sites, vídeos educativos, produção de jornais nas salas de tecnologias, aparelhos de som, datashow, ou seja, o projeto estava integrado com tecnologias facilitando o aprendizado.
Diante disso, possibilitou aos alunos a conscientização, estímulo ao senso crítico e o contato com recursos tecnológicos aliado ao processo de aprendizagem.
Os projetos analisados enfatizaram de maneira coerente o trabalho envolvendo uso de tecnologias e colocam como metas, por exemplo, o uso das ferramentas “paint” para desenhos; “MovieMaker” para edição de desenhos animados; “Word”; sites de busca e pesquisas, etc.
Todo esse trabalho demonstra que as tecnologias são preciosas e indispensáveis ferramentas de melhorar o aprendizado dos alunos, além de aperfeiçoar o currículo escolar e as práticas pedagógicas da escola, mediante novas formas de aprender e ensinar.
Dentre os benefícios pedagógicos da proposta dos projetos de aprendizagem podemos destacar: a construção do conhecimento, com efetivo envolvimento do aluno, desenvolvimento da interpretação, mudança e inovação entre quem aprende e quem ensina, ferramenta educacional de complementação, de aperfeiçoamento na qualidade de ensino; enriquecimento e diversificação da experiência educacional.
Nesse trabalho, o professor tem papel fundamental de desafiar, estimular a livre expressão, a tomada de consciência, o interesse pela pesquisa, articulando informações, utilizando recursos tecnológicos; ajuda o aluno a ser reflexivo, observador, questionador de sua realidade.
Por outro lado, o aluno tem como atribuições ser ativo, participativo, questionador, construtor do seu próprio conhecimento, curioso, disponível na solução das atividades propostas. Por esse motivo, assimila melhor os conteúdos e dá significado ao que aprendeu.
Por meio de projetos de aprendizagem, com o auxilio das tecnologias, o trabalho em sala de aula promove a descoberta e desenvolvimento de várias competências, amplia o espaço da sala de aula, melhora a assimilação de conteúdos, o rendimento escolar e a interação.
Os projetos pesquisados levam muito em consideração temáticas do dia-a-dia dos alunos, trabalhando também de forma interdisciplinar. Sem dúvida, o uso das tecnologias tornou-se importante recurso para desenvolver projetos. A utilização de webquests é uma boa idéia para trabalhar um projeto de pesquisa com nossos alunos.

REFERÊNCIAS:

Plano de aula – disponível no Portal do Professor, do projeto FUTURARTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11808

Plano de aula – disponível no Portal do Professor, do Projeto Escola Viva - meio ambiente: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14095

Site do Projeto AMORA, o qual visa à reestruturação curricular a partir de projetos de aprendizagem e integração das tecnologias de informação e comunicação ao currículo escolar. O projeto atualmente envolve alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS: http://amora.cap.ufrgs.br/oquee.php

Blog de divulgação do Projeto de Aprendizagem realizado pelos alunos da 4ª Série sobre “A importância da água nos seres vivos”, da Escola Margarida Pardelhas: http://quartaseriemargaridapardelhas.blogspot.com/

Blog de divulgação de Projetos desenvolvidos com 20 alunos da 2ª Turma da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Álvaro de Miranda, Cruz Alta - RS: http://cleonicefagundes.pbworks.com/

Tornaghi, Alberto José da Costa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendo com as TIC. Ed. - Brasília: Secretaria de Educação à Distância, 2010.

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