De acordo com as pesquisas realizadas foi possível analisar que as tecnologias aplicadas a projetos para crianças traz resultados positivos.
O texto “o trabalho com projetos e as novas tecnologias: uma proposta possível e desejável”, de Luziângela Telles, apresenta diversas formas de trabalhos bem sucedidos com as TICs dentro de uma proposta pedagógica baseada em projetos.
Nesse trabalho, os projetos permitem que os alunos utilizem as tecnologias, mas também tentam seu próprio trabalho de construção, como produção de jornais, cartazes, cd-rom, vídeo, cds de áudio etc.
Além de envolver diversos conteúdos, os alunos constroem seu próprio conhecimento com envolvimento no trabalho. Na escola onde esses projetos são desenvolvidos, os professores tem a possibilidade de repensar seu papel no processo de ensino-aprendizagem, confrontar novos e velhos paradigmas e se integrar com as novas tecnologias.
As aulas, portanto, ficam mais criativas e positivas, possibilitando o aprendizado de maneira construtiva.
Segundo a autora, “as novas tecnologias passaram a ser, nos dias de hoje, uma ferramenta educacional de complementação, de aperfeiçoamento e de real mudança na qualidade de ensino”. Diante disso, a escola optou pela implantação da pedagogia de projetos, em todas as áreas de conhecimento, propondo desafios aos alunos, no qual eles mesmos produzem seu conhecimento.
Dentre esses projetos podemos citar: 1. Projeto Pantanal: com crianças de 6 anos, com finalidade dos alunos produzirem um “Game para computador”. 2. Projeto Cinema: com as 4ªs séries, onde os alunos produziram um filme com as invenções de Thomas Edson; histórias de Charlie Chaplim. 3. Projeto Folclore: com crianças do Jardim de Infância, com objetivo de produzir um “CD de historinhas”.
Em outro texto pesquisado, foi interessante observar o projeto “Quebrando o Gelo” em que o foco principal era auxiliar os alunos em suas pesquisas e trabalhos a quebrarem o gelo diante das tecnologias. Trata-se do projeto da Pitec (Projeto Integrado de Tecnologia no currículo). Esse projeto propiciou a procura constante pelo laboratório de informática.
As atividades objetivaram integrar as tecnologias ao desenvolvimento do currículo na escola e na sala de aula, mobilizando pensamentos criativos e novas aprendizagens, caracterizando assim um currículo vivido.
Em outra pesquisa, achei interessante o projeto “Máquina do Tempo”, em que as crianças da 4ª série fazem uma viagem pelo tempo desde o passado até o futuro. Eles construíram desenhos no Paint, digitação no Word, com suas pesquisas e construção de maquetes.
A grande vantagem de se trabalhar com projetos é o despertar no aluno o incentivo a criar, inovar, interpretar, ter autonomia, tudo com auxilio das tecnologias, e fazê-los deixar o péssimo habito de pesquisar trabalhos prontos e acabados, ou seja, o tradicional copiar e colar.
A avaliação desses projetos constata que no processo de ensino-aprendizagem o uso tecnologias enriquecem e diversificam a experiência educacional. Com isso, as escolas possibilitam a formação de alunos como cidadãos conscientes. As tecnologias, aliadas aos projetos ampliam e integram o conhecimento de forma rápida e acessível a todos.
Referência:
Tornaghi, Alberto José da Costa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendo com as TIC. Ed. - Brasília: Secretaria de Educação à Distância, 2010.
http://www.ph.com.br/ph/publica/Ensino-Fundamental-1a5.htm. Acesso em 20/08/2011.
Almeida, Maria Elizabet. Informática e Formação de Professores. Vol1. Série Estudos Educação à Distancia. Brasilia, 2000. Disponível em: http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/eventos/simposio/anais/2008_Lecotec_459-467.pdf. Acesso em: 20/08/2011.
Telles, Luziângela Cornelsen de Queiroz. O trabalho com projetos e as novas tecnologias. Disponível em: http://www.docstoc.com/docs/24823252/O-TRABALHO-COM-PROJETOS-E-AS-NOVAS-TECNOLOGIAS-Uma Acesso em: 20/08/2011.
Veiga, Marise Schimidt. Computador e Educação? Uma ótima combinação. Petrópolis, 2001. Pedagogia em foco. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu01.htm Acesso em: 20/08/2011.
Waléria Camina. As novas Tecnologias da educação: o computador como transmissor do conhecimento. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/tema-as-novas-tecnologias-da-educacao-o-computador-como-transmissor-do-conhecimento-o-projeto-656447.html Acesso em: 20/08/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário