As mudanças que ocorrem de forma acelerada no do dia-a-dia nos obrigam a buscar cada vez mais nos apropriar de diversos conhecimentos.
Esse retrato atual da sociedade exige de nós educadores buscar essas informações e repassá-las de maneiras inovadoras aos nossos alunos com diferentes práticas pedagógicas em sala de aula.
Com tanta velocidade na disseminação dessas informações, muitos profissionais da educação precisam mudar seu perfil, já que ele precisará lidar com esses novos desafios.
O que se discute também não é apenas ter acesso a essas informações, mas como trazê-las e transformá-las em conhecimento, aplicando a sua realidade.
É nesse sentido que POZZO, no seu texto “a sociedade da aprendizagem e o desafio e converter informação em conhecimento” nos chama atenção, ou seja, a cultura da aprendizagem com novas formas de aprender.
É para essa nova cultura da aprendizagem que a escola deve estar atenta, para que possa orientar e preparar seus alunos para que possam gerir esse conhecimento, com novas capacidades e competências e tentar sua própria visão, leitura e olhar crítico, dando sentido a essa informação. Orientá-los também para o cuidado com verdades que não são mais consideradas prontas e acabadas.
São essas capacidades que a escola e o educador devem assumir e repassar aos seus alunos, porém, para isso, devem estar preparados para aprender e também a ensinar os alunos.
Com a tecnologia vem o progresso, mais quando nós não tínhamos está tecnologia a vida prosseguia com grandes dificuldades de desenvolvimento com acúmulo de recursos humanos e matérias de insumos: como papeis,lápis,caneta e etc.
Com a internet acessível, o professor busca assuntos infinitos para formular suas aulas e tornando-a interessantes e agradáveis aos olhos do educando e assim fazendo com que ele tenha interesse no estudo para que ele seja prazeroso no estudar.
Referência:
Tornaghi, Alberto José da Costa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendo com as TIC. Ed. - Brasília: Secretaria de Educação à Distância, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário