ATIVIDADE
3: SUGESTÕES DE AULAS (PORTAL DO PROFESSOR)
ALUNA: Anne dos Santos Oliveira
Para esta atividade
escolhi as seguintes sugestões de aulas: 1ª) Amazônia Brasileira nos dias de
hoje (autor: Sanderson dos Santos Romualdo – 18/01/2013) e a 2ª) Poluição da
água: o que fazer? (autor: Lindomar de Oliveira Untaler – 18/03/2013).
Referente aos usos
tecnológicos utilizados identifiquei o computador, dvd, televisão, vídeos,
softwares educacionais. Nas duas sugestões pude observar que houve o uso de
diferentes mídias, cada uma referente a particularidade da sugestão de aula
analisada.
Dentre as mídias
destaquei a utilização da internet, com a busca e consulta de sites previamente
informados pelo professor; experiências no laboratório de informática;
programas ou softwares educacionais facilitando a melhor compreensão do aluno;
documentários; produção de textos no computador e a busca de informações
distribuídas nos ambientes de aprendizagem dentro da escola.
Comparando as duas
atividades, encontrei uma diferença. Na segunda sugestão (Poluição da água: o
que fazer), observei que o professor utiliza o laptop e cada aluno possui o
seu, o que dá para concluir é que se trata de uma realidade bem diferente da
nossa, onde os alunos precisam se deslocar até o laboratório de informática e
nem sempre fica um computador por aluno.
Diante disso,
pergunto ao professor da 2ª sugestão, se ele já desenvolveu alguma atividade
voltada para a socialização das produções dos alunos que fosse divulgado
através de blogs ou outro meio de interação, que não fosse apenas o trabalho
enviado para o e-mail do professor?
Por fim, as duas
aulas são boas sugestões para trabalhar os conteúdos abordados, cabendo a cada
professor, dentro da realidade da sua turma e da sua escola, procurar adaptar e
desenvolver atividades que permitam a participação ativa dos alunos,
desenvolvendo sua criatividade e senso crítico.
REFERÊNCIAS:
Sugestão
1: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43563:
Ensino Médio | Geografia. Discutir sobre a importância da
preservação da Amazônia; - Analisar a situação atual da Amazônia frente à
ocupação e a exploração dos espaços e recursos naturais. 18/01/2013.
Sugestão 2: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36586:
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais. Identificar as
causas de poluição da Água; Conhecer algumas consequências da poluição da Água;
Compreender a relação existente entre homem e a poluição;18/03/2013.
Texto: Tecnologias
trazem o mundo para a escola. Entrevista ao Jornal do Professor com a
professora Maria Elizabeth Biaconcini Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário