quinta-feira, 30 de maio de 2013

Fórum: organizando as idéias

De acordo com as atividades realizadas, troca de experiências e opiniões levanto a questão com relação a inserção de novas tecnologias cada vez mais cedo e com crianças de pouca idade nas escolas brasileiras. Uma reportagem da Revista Veja (semana 08/05/2013) está discutindo essa questão (adoção de tablets para uma turma de recém-saída das fraldas).
O que devemos analisar é o lado negativo e o positivo do uso precoce de tecnologias, ou seja, com o propósito de educar e não apenas entreter. Com isso, voltamos a discutir o uso ingênuo ou até mesmo inútil das mídias e tecnologias. 
Por um lado, as tecnologias proporcionam algo que a lousa e o giz não oferecem: interação, além do conhecimento colaborativo, por outro, podem contribuir para a utilização que foge aos objetivos educacionais.
A reportagem diz que: é unânime entre os especialistas a avaliação que a tecnologia só faz efeito mesmo quando vem à sala de aula pelas mãos de um bom professor, que deve ser treinado para isso". e; "para que deem certo, precisam estar muito bem conectados com a proposta pedagógica". Nessa discussão está o avanço de tablets para professores nas escolas brasileiras, através de programas do MEC e também dos aplicativos.
Essa reportagem cita um comentário do professor José Moran, da Universidade de São Paulo: é preciso passar uma boa peneira aí para ficar com os que realmente produzem resultados”.
Por fim, cabe ao professor mediar os trabalhos aliados às novas tecnologias através de planejamentos e projetos pedagógicos que visem despertar no aluno o incentivo a criar, inovar, interpretar, ter autonomia. Dessa forma, a escola possibilita a formação de alunos com postura crítica.
CONTRIBUIÇÃO DOS COLEGAS:
Boa tarde, Anne! Talves este seja o ponto principal em todo o questionamento sobre as mídias na educação "os pontos positivos e negativos". Como identificar esses pontos? Como ter a tomada de decisão correta? Essas indagações trazem preocupações por parte de professores que ainda se mantém alheio ao avanço tecnológico. É muito importante as crianças serem bem alertadas quanto ao uso do computador, internet, televisão, redes sociais, a fim de que elas usem de modo equilibrado, onde professores e pais devem orientá-las com todo cuidado e dedicação.
Outro ponto é que os professores devem sempre está se atualizando sobre as mídias na educação, a fim de que traduzam resultados satisfatórios em seus alunos. Sendo assim é responsabilidade do professor o comprometimento sério na educação escolar.
Olá, Jefferson.
Ao ler seu comentário pude relacioná-lo com minha proposta de atividade do módulo 3, onde levanto justamente essa questão, do apoio crítico quanto ao uso das tecnologias...
Penso que minha proposta de atividade pode ser apresentada em forma de projeto. Nesse sentido, convidar os próprios pais a participarem dessa atividade específica.
Se você puder, leia e me diga o que acha.
Professora, Ana Cristina, peço que colabore com esta minha sugestão.
Obrigada
abraço
É Anne, você levantou uma questão que nós educadores devemos estar sempre atentos. Pois o uso das tecnologias e mídias tem, com toda certeza, seu lado positivo e negativo. E cabe a nós estarmos, de certa forma, preparados para trabalhar com elas. Não basta apenas usar um recurso tecnológico por usar, tem realmente que fazer sentido e servir para uma aprendizagem significativa. E que esta aprendizagem, por parte dos educandos, os levem a fazer reflexões, a serem críticos diante do que lhe é exposto.
Muito bem colocado o seu questionamento, colega!
Penso que o uso "precoce" de tecnologias na educação pode facilitar todo o processo de ensino-aprendizagem.
Noto a dificuldade que alguns alunos meus, do Ensino Médio, possuem em relação ao uso de computadores, por exemplo. Enquanto que meu sobrinho de 4 anos manuseia com precisao e segurança um tablet.
A partir disso concorco plenamente com o seu lavantamento.
Acredito que devemos dialogar mais sobre este assunto.
Anne, as escolas estão sendo ocupadas com novas tecnologias, inclusive as do Estado do Amapá, mas será que essas escolas estão incentivando o uso pedagógico das mesmas, pois  Moran enfatiza que poucos estão realmente produzindo conhecimento, se houver uma pesquisa em relação ao uso pedagógico da inserção tecnológica na escola. Então, não basta ter a tecnologia, é preciso conhecê-la e usá-la dentro de uma visão pedagógica.
Boa Noite Anne!
Realmente é do nosso conhecimento que temos que mediar todo e qualquer trabalho junto as tecnologias, organizando e planejando projetos pedagógicos com o objetivo de incentivar os alunos a criar, inovar, interpretar, ter autonomia, transformando este em um cidadão crítico participativo do seu próprio conhecimento, porém se faz necessário que todos segmentos da comunidade escolar se incluam neste contexto da escola que se tem para a escola que se quer ter, se não caso contrário este trabalho será só parcial, como nossa colega Edilene citou em sua reflexão que:  ALMEIDA e PRADO enfocam muito bem isso quando dizem que as tecnologias devem ser inseridas na escola dentro de uma ação coletiva, onde todos da comunidade sejam capacitados e almejem um bem maior, ou seja, não devemos caminhar sozinhos, precisamos que todos participem desta nova forma de ensinar, para que este processo se desenvolva de forma integral e não parcial.

Muito bem colocado quando você diz que o uso de midias deve ser pensado de forma a educar e não entreter e é importante sim um profissional qualificado para mediar essa aprendizagem.

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