Meu ponto de vista é pelo uso das tecnologias de informação e comunicação na educação, pois na era em que vivemos, a utilização desses meios dentro da sala de aula são importantes ferramentas de aprendizagem.
Em tudo na nossa vida existe o lado positivo e o negativo, e na era da tecnologia não seria diferente, por isso, cabe ao profissional, ao educador utilizar o que tem de melhor aplicando isso a seus conteúdos, tornado a aprendizagem interessante, dinâmica e motivadora para que desperte nos alunos a vontade de aprender.
Sou a favor da utilização do uso precoce do computador, da tv, etc, mas com acompanhamento e orientação. Não se pode aceitar que o uso so computador se dê apenas aos dezessete anos, pois penso que será extremamente prejudicial para o mercado de trabalho e até mesmo para o aprendizado.
A utilização das tecnologias na educação pode muito bem oferecer um espaço de interação para atividades coletivas, troca de aprendizagens, mas desde que o professor faça o planejamento voltado para isso.
A televisão, como todo meio de comunicação e informação tem muito a oferecer de proveitoso. O que não pode é faltar dentro do ambiente escolar e com objetivos certos, ela certamente pode educar.
Enfim, se ainda há professores e escolas que se baseiam apenas em ensinar por meio de métodos tradicionais, empurrando livros e quadros cheios, sou a favor da utilização dos meios tecnológicos cada vez mais cedo desses recursos.
Como comentários, tive as preciosas contribuições de meus colegas de curso:
Concordo inteiramente com o seu ponto de vista, professora.
Quero ainda contribuir com o pensamento de que acredito que os métodos tradicionais nao são de todos desprezíveis, uma vez que não podemos deixar de indicar livros ou escrever ao menos resumos para terem nos cadernos.
Imagine se o professor de Literatura não puder indicar as leituras obrigatórias. É claro que o aluno poderá encontrar alguns filmes baseados em boas obras, mas se assim fizer sempre, nunca saberá a delícia que é apreciar um bom livro e ter o privilégio de fazer uma viagem pelo mundo imaginário que uma boa leitura pode proporcionar.
Quero dizer, professora, que podemos fazer uso tanto de métodos tidos como "tradicionais" quanto os ditos "modernos". Penso que isso é muito particular também, dadas as características de cada lugar, região, estrutura...
O que você acha?
EU: é com o uso das tecnologias na educação que vamos despertando o interesse e motivando o aluno ao aprendizado. Em uma determinada disciplina se o professor utiliza ferramentas em suas aulas, o aluno por si só vai procurar saber mais sobre o que ele está estudando, procurando livros, revista, pesquisando na internet e até utilizando a rede para divulgar suas descobertas.
Instigar a curiosidade precoce das crianças pode se interessante e válido, desde que haja realmente um planejamento agregado aos objetivos que se que alcançar, visando a capacidade individual e coletiva do público que se está trabalhando. Nesses casos o uso das mídias realmente é imprescindível.
Boa Noite Anne!
Também concordo com seu ponto de vista, quando diz que tudo na vida tem o lado positivo e o lado negativo e que com o uso das tecnologias não seria diferente, como já faço uso destas tecnologias, posso falar que as aulas que ministro hoje são muito mais interessantes, dinâmicas e motivadoras do que as aulas de antes. Ao fazer meus alunos entenderem que o professor de Educação Física é um ser pensante e como tal, não estuda só para dar aulas práticas de bola como a maioria, não só de alunos, mais também de colegas professores pensam, por este motivo que estou aqui neste curso para poder aprender um pouco mais de como utilizar as mídias e poder fazer toda a diferença na hora de ministrar meus conteúdos tão ricos, porém nem todos percebem isto. Mas, como o maior interessado em entedê-los são os meus filhos adotivos da escola já fico muito feliz se conseguir repassá-los com mais motivação, dinamismo, e estímulo.
EU: O nosso debate está muito bom, nos fez descobrir que devemos encarar o desafio de orientar o aluno como receber essa informação através das mais diversas mídias e coloca-la como algo bom para o seu aprendizado e aplique na sua vida com responsabilidade.
Olá colegas!!!
O professor quando planeja e media suas atividades utilizando as mídias com certeza sua aula se torna mais dinâmica e prazerosa e o uso dessas ferramentas acrescentam um potencial de aprendizagem bastante significativo em relação aos objetivos que se que alcançar.
Anne , as tecnologias fazem parte da vida diária do aluno, e isto segundo MORAN, em seu texto "Desafios da Televisão e do Vídeo à Escola" é um ponto favorável para nós professores, que necessitamos aproveitar esse interesse do aluno pelas mídias, em favor da construção do conhecimento. Onde a criatividade metodológica do ensino, o mostrará caminhos para aprender, sem deixar de usar as tecnologias que já está acostumado a lidar. Assim, MORAN enfatiza que "Estamos aprendendo, fazendo". Além de ser categórico em afirmar que a aula tradicional, já não é o único meio de ensinar, pois hoje a informação pode ser acessada de qualquer lugar, desta forma o educador se torna o mediador do conhecimento, e mais ainda precisa estar em constante inquietação, verificando se está inovando sua aula, se está dando vida às suas aulas, fazendo coisas novas em sua prática pedagógica, pois somente assim as mudanças irão acontecer, e as tecnologias midiáticas irão ganhando diariamente espaço na escola.
Seu ponto de vista é pertinente não se deve tolher certas mídias, por isso é necessário haver o acompanhamento, monitoração de como estão sendo usadas as mídias pelas crianças, adolescentes, jovens, a fim de usarem-nas de modo que estimule o ensino e a aprendizagem.
Direcionando as mídias no objetivo que se quer alcançar, os resultados virão, que é uma sociedade amadurecida que acompanha o progresso tecnológico de modo satisfatório e equilibrado.
A utilização de recursos tecnológicos na educação pode ser sim um momento de socialização e interação se planejado para isto, pois através do uso desses recursos o professor faz com os alunos possam interagir uns com os outro e também com o próprio educador levando-os a uma troca de aprendizagem.
Os recursos tecnológicos são, com certeza, de grande utilidade para desenvolver um processo educativo interessante. No qual o aluno sinta-se motivado a aprender cada vez mais. Porém, se faz necessário que a utilização dos mesmos seja bem planejada e organizada pelo professor, que realmente sirva como mais um instrumento capaz de facilitar a aquisição de conhecimentos de uma forma dinâmica e instigante.
Segundo FRANCISCO (2004), de um lado temos a televisão, com seus mil e um jogos de sedução, apelos, artimanhas lúdicas, promessas de felicidade e de outro o livro, concebido como objeto de conhecimento, razão e disciplina, mas, que no entanto, devido ao grande avanço tecnológico, vem caindo em proporção de compra e leitura. Hoje em dia as crianças e principalmente os jovens, preferem assistir a um filme que ler um livro, por exemplo. Tirei isso por lição quando indiquei o livro: "antes que o mundo acabe", para meus alunos do 1º ano do Ens. Médio. Não demorou muito para saberem que havia o filme sobre este livro. Pararam a leitura e foram assistir o filme. Pouquíssimos foram os que me confessaram a preferência pela leitura indicada. Relatei tal fato, para que possamos registrar que a ausência do contato com os livros, podem implicar na ruptura com todo um legado cultural da humanidade acumulado há séculos.(FRANCISCO, 2004). Dessa forma, precisamos nos adaptar a esse processo e tomar como ajuda, todos os meios tecnológicos e midiáticos possíveis para que nossos educandos se interessem.
obs*: tomei como base para meus argumentos, o artigo: "Sociedade da desinformação", de FRANCISCO, Severino. Brasília. 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário