quinta-feira, 9 de maio de 2013

FÓRUM: articulando teoria e prática


ATIVIDADE: Integração das áreas de Estudo: História / Geografia / Língua Portuguesa e Artes
SÉRIE: 1ª Etapa – EJA (Educação de Jovens e Adultos) – 3º turno (Profª Regina)
SALA AMBIENTE: TV Escola
TEMA: Dia do índio
ALUNA: Anne dos Santos Oliveira
Link do Vídeo:  Duração: 13min18

OBJETIVOS:
  • Ampliar os conhecimentos sobre a vida indígena;
  • Valorizar e respeitar as diferenças;
  • Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
  • Ler histórias originariamente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
  • Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre a vida indígena;
  • Vivenciar através de atividades artísticas: músicas, desenho e pintura um pouco da cultura indígena.

METODOLOGIA:

  • Através de análises e reflexões
  • Comentários;
  • Debates;
  • Relatos;
  • Música: “Todo dia era dia de índio” leitura e interpretação
  • Produção Textual
  • Pesquisas
  • Atividades artísticas: desenhos, pinturas e montagem de quebra-cabeça.
RECURSOS: TV, Vídeo, Caixa de Som, Notebook, Computador, internet e música.
ANÁLISE DA ATIVIDADE REALIZADA: esta aula foi desenvolvida no dia 19 de abril (Dia do Índio) com alunos da 1ª etapa do EJA, na sala da Tv Escola e dado continuidade nos outros ambientes Lied e Sala de Leitura. Os resultados foram positivos, pois se pode observar que os alunos, ao verem o vídeo, puderam entender melhor o conteúdo trabalhado na sala de aula. Portanto, identifiquei na prática a parte que fiz na leitura do conteúdo da etapa 3 quando diz que deve-se “propiciar aos alunos a utilização das mídias para a expressão de ideias, a produção de conhecimento, a comunicação e a interação social”. Como se trata de alunos com idade mais madura, ao final do vídeo eles foram convidados a relatar experiências pessoais que se relacionam com o tema. Alguns relataram utilizarem remédios caseiros, outros mencionaram a questão da alimentação e vestimentas, que são oriundas de comunidades indígenas, outro aluno mencionou ter convivido com índios quando trabalhava no Museu Sacaca e dessa convivência aprendeu muito com eles, já outros mencionaram ter assistido pelos jornais de televisão a manifestação de índios em frente ao Congresso Nacional reivindicando direitos. Mas o que mais chamou a atenção dos alunos foi quando viram em uma parte do vídeo que os índios estão conectados, utilizando computadores, internet e estudando, não sendo mais aquele povo que vive totalmente isolado da sociedade. Os alunos puderam participar ativamente e interagir ativamente uns com os outros trocando experiências e informações. Em seguida foi trabalhado com eles a letra da música: “Todo dia era dia de índio – Baby do Brasil”, onde foi feita uma reflexão sobre a importância de preservar as culturas indígenas e respeitar as diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário