quinta-feira, 30 de maio de 2013

Fórum – O computador e seu funcionamento

Nos computadores usados no ambiente LIED de minha escola está instalado o sistema operacional Linux Educacional 3.0. Em geral atende as necessidades dos alunos e professores que procuram o ambiente para digitar trabalhos e fazer pesquisas na internet, mas, para que tenha um bom funcionamento, deveria ter mais memória para salvar os trabalhos dos alunos e para gravação de softwares educativos para interação dos alunos com os conteúdos. O único problema é que uma boa parte dos alunos reclama do Linux, já que estão mais acostumados com outro sistema operacional, como por exemplo, Windows e editor de texto Word.
CONTRIBUIÇÕES:
 Edilene Fernandes Goes:

Anne, no LIED de nossa escola já foi instalado, o LINUX 4.0, mas depois de sua instalação deu muito problema, pois arquivos vindo do Windows são visualizados de forma distorcida. Quanto ao armazenamento de dados, um bom HD de 500gb resolveria, pois é no HD que os dados ficam armazenados permanentemente, já que a memória RAM só trabalha com dados temporários. No entanto, é preferível que os alunos salvem seus trabalhos num PENDRIVE. Pois, com tanta informação, o computador vai ficando lento. Principalmente se seu processador não for potente, como o INTEL CORE i5. E começa a pedir por uma limpeza. Quanto aos softwares educativos, eles também sobrecarregam o computador, então é melhor usá-los on line. Que tal usar o Escola Games: JOGOS EDUCATIVOS

www.escolagames.com.br/‎ , além de outros diponíveis na internet !!!?

Gostei de suas sugestões, foram muito valiosas. Na minha escola, as configurações até que atendem as nossas necessidades, o problema lá é conexão com a internet, que tem alguns jogos on-line que precisam de uma boa velocidade de internet. Ainda bem que você me alertou referente ao Linux 4.0, pois se pensarem em instalar la na escola, vou sugerir que se intale em uma ou duas máquinas para testar e depois decidir. 
Colegas, eu mesma não conheço o LINUX, só já ouvi falar. E me disseram que ele não é simples de usar, mas é bom.
Quanto à internet, sem comentários...rs
O Linux em si não é ruim, o problema é que, quando vc tem que usa-lo e está acostumado com outro sistema operacional, fica complicado mesmo de usar.
Cara colega,
de certo, a questão da má qualidade da internet em que na grande maioria das nossas escolas são de uma precariedade; a velocidade não atende as nossas necessidades. Além de termos bons computadores tambem é importante que a internet seja de qualidade.
Concordo quando você fala sobre a dificuldade em utilizar o Linux, já utilizei na escola e senti muita dificuldade com o sistema, e se for trabalhar utilizando os dois sistemas (Linux e Windows) isso é um problema pois as configurações são muito diferentes.
Como na sua escola Anne, na que trabalho também está instalado o sistema operacional Linux 3.0. Os alunos e professores reclamam realmente deste sistema, preferem o Windows, dizem que é menos complicado. Na realidade, a causa da dificuldade em utilizar o Linux, talvez seja porque todos nós estamos acostumados a usar apenas o Windows e estranhamos o novo sistema operacional a ser trabalhado.
Isso mesmo colega Alexsandra, e nunca vi no mercado curso referente ao uso do Linux. Eu conheço somente o NTE ofertando cursos de ABC Linux. Algum colega conhece? então é por isso que as pessoas sentem muita dificuldade, pois o LINUX praticamente é usado somente pelas escolas.
É colega Anne. Só conheço o NTE, também, que oferece os cursos com o sistema operacional Linux, e as escolas que também trabalham com o mesmo.
O SO Linux é bom, o que falta é uma familiaridade com ele, pois sabendo operacionalizá-lo, não deixa a desejar. O que é preciso, quando se trata de software livre é ser oferecido aos professores uma capacitação a fim de que os alunos tirem dúvidas com os mesmos. Assim a escola tem um rendimento satisfatório. Vale ressaltar que os computadores tenham seus dispositivos de entrada e de saída, de armazenamento de dados, etc, coerente, trabalhando de modo harmônico, resultando em dinamismo, versatilidade, coerente com as reais necessidades de determinada escola.
Na verdade o que dá pra perceber é que o Linux Educacional, seu editor de texto sofre uma espécie de preconceito ou repulsa. Se ele foi desenvolvido para melhorar o sistema educacional, a prática pedagógica e o ambiente de informática, temos que usar o que ele tem de melhor, e a iniciativa deve partir de nós educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário